Aguarde...

Política

Vereador gera polêmica ao promover boicote à empresa de cosméticos

Elton Negrini diz não concordar com a empresa que usa um homem trans em sua campanha de Dia dos Pais

| ACidadeON/Araraquara

Vereador postou um repúdio contra uma marca de cosméticos porque usou um homem trans em sua propaganda de Dia dos Pais (Foto: Reprodução Redes Sociais)
 
O vereador Elton Hugo Negrini (PRTB) gerou polêmica na última segunda-feira (28), após compartilhar uma postagem em suas redes sociais, criticando uma marca de cosméticos por usar um homem transgênero em sua propaganda do Dia dos Pais.  

A postagem dividiu opiniões, de um lado alguns criticavam a empresa pela atitude e apoiava um boicote contra ela, enquanto outros chamavam a postagem do vereador de preconceituosa.  

Para o vereador, independente de fazer parte do legislativo municipal e de ser delegado, ele é um consumidor da marca e discordou da propaganda.  

"Acho que tinha que ser um Dia Dos Pais tradicional. Se eles quiserem, podem ter um Dia dos Pais Trans, mas o dia dos pais tem que ser tradicional".  

PRECONCEITO
Questionado sobre as declarações de que a postagem seria preconceituosa, Elton Negrini nega e diz que tem vários amigos transexuais e heterossexuais.  

"Não sou contra a diversidade, eu respeito, tem héteros que abandonam os filhos, tem homossexuais que matam seus filhos. Isso é do ser humano. Meu partido é conservador, assim como eu sou, mas respeito a pessoa como ser humano. Não concordei com o marketing da empresa e essa é a minha visão como consumidor", afirma o delegado.  

CRIME
Para o advogado Luiz Alberto Deoclécio da Silva, da Comissão Especial Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara, a manifestação do vereador, assim como a manifestação de vários outros usuários das redes sociais que discriminam e que cometem o crime de homofobia, devem ser encaminhados aos órgãos competentes para investigação.  

"Eu trago meu lado como uma pessoa homoafetiva. As pessoas vivem a aceitação da homofobia, nas grandes cidades e cidades interioranas, das maneiras mais grotescas possíveis, e isso não pode ocorrer mais. Por isso, o crime de homofobia foi igualado ao crime de racismo, para que as pessoas entendam que se trata de um crime imprescritível, inafiançável, que não se deve desmoralizar qualquer cidadão LGBT, pois ele é igual a qualquer outro. Não é o direcionamento sexual que ele veio a ter em sua vida que deva ter um tratamento diferente dos demais", acredita.  

Ainda de acordo com Luiz Alberto, a OAB de Araraquara, juntamente com seu presidente e a comissão dos direitos LGBT de Araraquara, estão tomando as medidas cabíveis sobre o fato e em relação a inúmeros outros casos, que ocorrem na cidade de Araraquara.  

"Essa declaração do delegado pode sim ser investigada pelos órgãos competentes, em nome da OAB de Araraquara. Momentaneamente eu não posso estar declarando nenhum ato conclusivo de repúdio ao vereador, temos direito ao contraditório e nossa defesa", reforça.
 
ENTENDA 
A empresa de cosméticos Natura fechou uma parceria com vários influenciadores digitais para o marketing de Dia dos Pais, entre eles Thammy Miranda. Após este anúncio, uma série de comentários foram registrados atacando Thammy e propondo boicote à empresa. 
 
Em sua redes sociais, Tammy que é pai de Bento, de seis meses, diz: "Amor, respeito, afeto e coragem são coisas que precisamos pra enfrentar a vida".  

Em nota, a natura informa que: "A Natura acredita na diversidade. Esse valor está expresso em nossas crenças há mais de vinte anos, estando sempre presente em nossas campanhas publicitárias e projetos patrocinados. A campanha de Dia dos Pais mergulha na rotina desafiadora que todos estão vivendo durante a quarentena e mostra como esse intenso convívio pode fortalecer a relação entre pais e filhos, mostrando que a presença paterna é o maior presente. É um convite para ampliar as representações do homem contemporâneo a viver sua masculinidade de forma mais aberta e leve. A Natura celebra todas as maneiras de ser homem, livre de estereótipos e preconceitos, e acredita que essa masculinidade, quando encontra a paternidade, transforma relações."

Babu Santana, Henrique Fogaça, Rafael Zulu, Rafael Cunha, Fernando Ferraz, Bruno Guedes, Dário Costa, Rodrigo Capita, Família Quilombo, Lucas Silveira, Receitas de Pai, Léo Feck e Leonardo Filomeno também são influenciadores parceiros em comemoração ao Dia dos Pais.

Mais do ACidade ON