Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Polícia Federal vai utilizar drones para fiscalizar eleições em Araraquara

O objetivo é evitar crime como compra de voto e boca de urna; quem for flagrado praticando estes crimes é preso

| ACidadeON/Araraquara

Polícia Federal vai utilizar drone para fiscalizar eleição (Foto: Alina Souza/Reprodução)
 
A Polícia Federal de Araraquara vai utilizar drones para fiscalizar as eleições municipais deste ano. Os veículos vão sobrevoar vários pontos de votação monitorando e identificando atitudes suspeitas.  

Esses robôs voadores serão controlados por agentes especializados da Polícia Federal, que poderão agir ao identificar um crime durante o processo eleitoral. Será possível identificar inclusive placas de veículos

Marcellus Henrique de Araújo, delegado em exercício da Polícia Federal de Araraquara, diz que cada drone conta com uma equipe de monitoramento.
 
"Terão equipes que estarão operando os drones e as equipes de abordagem, ambas em sintonia e se for configurado crime, a ocorrência será apresentada na delegacia", explica ele.

As imagens capturadas serão transmitidas para essa equipe da Polícia Federal, que estará preparada para adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

A eleição ocorre no dia 15 de novembro. Os drones, de acordo com Polícia Federal, serão utilizados em todos os estados brasileiros. A ideia é coibir e prevenir crimes eleitorais, como compra de votos, boca de urna e divulgação de propagandas.

Para testar os equipamentos nesse tipo de situação, a última terça-feira (27) foi de simulações realizadas em própria Polícia Federal em diversas cidades. Serão utilizadas mais de 100 drones em todo o País.

"A intenção é utilizar o drone porque é um equipamento que permite identificar compra de voto e boca de urna. A pessoa que faz isso, faz muito rápido e o drone vai ajudar a comprovar estas situações", diz Araújo.

Aqui em Araraquara, a Polícia Federal já está planejando os pontos estratégicos que serão fiscalizados e os equipamentos necessários para sobrevoar a cidade.

"Alertar as pessoas que estaremos atento e vamos coibir ao máximo", reforça. 

De acordo com a Polícia Federal, o emprego de drones diminui a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa. Para a instituição, isso é importante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus.


Mais do ACidade ON