Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Juiz eleitoral de Araraquara garante segurança das urnas

Responsável pela 13ª zona eleitoral, Paulo Luis Treviso afirma que equipamento não pode ser fraudado

| ACidadeON/Araraquara

 

Juiz Eleitoral garante que eleições no País são seguras (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

O juiz eleitoral Paulo Luis Aparecido Treviso, responsável pela 13ª zona eleitoral de Araraquara, defendeu a segurança das urnas eletrônicas, em entrevista a CBN, na manhã deste domingo (15). Segundo o magistrado, a eleição brasileira é honesta. 

"Quem disse que a urna pode ser fraudada, não sabe o que está dizendo", disse. "A urna não tem ligação com a internet e conta com mais de 30 camadas de proteção", completa. 

Além da segurança do sistema eleitoral, o juiz eleitoral reforça a agilidade na apuração e na divulgação dos resultados. "O eleitor vai dormir feliz ou triste, mas sabendo quem são os eleitos", justifica. 

Até o início da tarde, apenas duas urnas apresentaram problemas e precisaram ser substituídas, na Escola Estadual Léa de Freitas Monteiro, na Vila Xavier, e na faculdade de Odontologia da UNESP, no Centro de Araraquara. Houve também a troca de uma mídia, em uma seção na Fatec, no Jardim Santa Clara.  

Das 437 seções eleitorais, apenas três apresentaram algum tipo de problema, ou seja, 0,68% do total.  

Este ano, os dados dos cartórios eleitorais serão encaminhados diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Não tem sentido duvidar da lisura do sistema eleitoral. [Eleitores] Fiquem tranquilo, o resultado é aquele que o eleitor quis", frisa.

Mais do ACidade ON