A Prefeitura de Campinas lançou nesta segunda-feira (1º) o Programa de Clínicas Veterinárias Móveis, que pretende oferecer atendimento itinerante gratuito para cães e gatos de diversas regiões da cidade.
Em um primeiro momento, serão duas unidades móveis instaladas em contêineres adaptados. Os primeiros locais que as duas unidades atenderão simultaneamente são:
– Praça da Juventude ‘Pastor Alessandro Monare’- Rua Abigail Zeni Nader, 551, bairro DIC 5, distrito do Ouro Verde
– em frente à sede do Dpbea (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) – Rua Humberto Avenienti esquina com a Rua dos Jequitibás, em frente ao nº 485, bairro Vila Boa Vista
Segundo a Administração, as unidades móveis ficarão entre 30 e 45 dias nos bairros e a expectativa é fazer cerca de 24 mil atendimentos por ano nas clínicas.
O investimento para o programa foi de R$ 2 milhões e a escolha da empresa responsável, a Clinicão Clínica Veterinária, foi feita por licitação.
LEIA MAIS
Câmara de Campinas volta de recesso nesta segunda; veja pautas
Centro profissional de Campinas abre 120 vagas em cursos técnicos gratuitos
Censo 2022: coleta de dados começa; Campinas tem 600 vagas
ATENDIMENTOS
De acordo com a Administração, o foco será atender a população mais carente, que tem dificuldade e pagar uma consulta com um médico veterinário. Entre os atendimentos disponíveis estão assuntos como vacinação, problemas alimentares e problemas de pele.
Os próximos locais de atendimento das clínicas serão o Jardim Nova Europa e região dos Amarais.
ESTRUTURA
Cada unidade possui três consultórios médicos veterinários e uma área administrativa para realizar o cadastro das pessoas.
As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. O atendimento será por ordem de chegada, com distribuição de senha.
O conceito principal desta clínica é trabalhar com a prevenção, para o animal não ficar doente, segundo o diretor do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Campinas, Vagner Bellini.
‘Todos os animais são microchipados e se tiver em condições receberá a vacina. Além deste primeiro atendimento que a clínica oferece para procedimentos de baixa complexidade, o principal objetivo da clínica veterinária móvel é trabalhar na veterinária preventiva’, afirma.
Segundo o departamento, cerca de 70% dos casos de doenças poderiam ser prevenidas e evitadas, como a do carrapato, a cinomóse, a parvovirose, a hepatite canina, a leptospirose e a parainfluenza.
LEIA TAMBÉM
Entenda o significado da palavra Criado-mudo e evite usar