Uma onça parda foi flagrada caminhando por condomínios de luxo na região do bairro Gramado, em Campinas. Câmeras de segurança registraram o animal circulando na noite de domingo e na madrugada de ontem (14) pelo bairro. A visita chamou a atenção.
As imagens mostram a onça rondando pelas portarias de dois condomínios residenciais. Em um deles, ela passa ao lado da janela do porteiro, e até pula o portão que dá acesso a uma propriedade. A ação foi flagrada também por seguranças em uma viatura da empresa que fazia a segurança do local.
Segundo os responsáveis pelos locais, o felino circulou pelo Residencial Quinta Bela Vista e no Condomínio Belair. Eles ficam próximos ao acesso da Rodovia D. Pedro I (SP-065) e ao Parque Ecológico – região com área de mata.
LEIA TAMBÉM
Onça-parda teve 10 nascimentos na Mata Santa Genebra em Campinas; veja vídeo
Apagão nacional deixa moradores de Campinas e região sem energia
Procurada, a Polícia Militar Ambiental informou que vai monitorar a área para tentar capturar o animal.
“Nós temos conhecimento, alguns registros do animal. Mas não sabemos se é um felino ou, mais de um. Um felino desse, de médio porte, pode ter uma área de ação, em torno de 50 a 100 quilômetros. Então ele pode ter vindo de longe e pode estar naquelas matas na beira da rodovia, atrás de bairros como Gramado e até no distrito de Barão Geraldo”, afirmou o cabo Brida, da Polícia Ambiental.
O policial ainda passou orientações. “Ao ver o felino é preciso não se aproximar, não deixar comida fáceis nesses locais. As luzes acesas podem espantar”, informou.
“O DEFAU- Departamento de Fauna do Estado de São Paulo foi informado da presença deste animal na região. O comportamento deste felino em liberdade, requer atenção e cuidado, e no caso de um a pessoa se deparar com ele, não tentar se aproximar, ou realizar a captura, pois pode se tornar uma situação de perigosa”, reforçou a nota da Polícia Ambiental.
Segundo a corporação, o felino não ataca seres humanos a menos que ele esteja acoado ou que se sinta em perigo. Em caso de visualização do animal, é indicado o acionamento da Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros através dos telefones de emergência.
Veja dicas da corporação :
- Não tente, de forma alguma, capturar o animal; Evite adentrar áreas de mata;
- Evite realizar lazer e atividades físicas em áreas verdes, dentro e fora de condomínios próximos ao avistamento, especialmente durante o período noturno;
- Mantenha as portas de banheiros, despensas e lavanderias de residências próximas às regiões de avistamento sempre fechadas;
- Mantenha os animais domésticos em local seguro, redobrando a atenção no período noturno em que a presença do felino é mais provável.
- Ao alimentar animais domésticos, evite deixar alimentos expostos por longos períodos de tempo, especialmente durante a noite;
- Acondicione corretamente o lixo;
- Esteja atento a imóveis fechados ou em construção próximos às áreas de avistamento.
Em caso de avistamento do animal, siga as seguintes orientações:
- Caso o animal adentre seu quintal, não tente acuá-lo e ligue imediatamente para as autoridades competentes;
- Mantenha a calma e evite movimentos bruscos. Não vire as costas para o animal ao se afastar, permaneça de frente para ele;
- Evite aglomerações no local;
- Evite fotografar ou filmar o felino.
“É importante ressaltar que a onça parda é uma espécie ameaçada de extinção e, portanto, merece todo o respeito e cuidado. Todo e qualquer animal silvestre é protegido por lei, conforme estabelecido na LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, Art. 29, que proíbe o abate, perseguição, caça, captura ou utilização de espécimes da fauna silvestre. As instituições contam com a colaboração de todos para lidar de forma responsável e consciente com a presença desses animais”, ressaltou a pol~icia.