A Prefeitura de Campinas e o Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) convocaram uma reunião de emergência devido à dengue. O encontro está marcado para as 10h desta sexta-feira (8) na Sala Azul do Palácio dos Jequitibás, em Campinas. Além dos 20 prefeitos que compõe a RMC, foram convocados os secretários municipais ou diretores de Saúde dos respectivos municípios.
Ontem (7), Campinas decretou estado de emergência para a dengue. A decisão foi tomada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos), que além de chefe do Executivo é médico, e pelos gestores da secretaria de Saúde campineira. Até ontem, foram registrados 14.838 casos e três mortes pela doença.
Mas, o que muda com o decreto da Prefeitura de Campinas?
1) agilidade na compra de insumos – como soro e materiais para nebulização, pagamento de horas extras e eventual contratação de pessoal para reforçar a assistência em saúde. Isso porque, as compras emergenciais podem ser feitas sem licitação.
2) recebimento de verbas da União, e, mais especificamente do Ministério da Saúde, para combater a doença
Leia também: Dengue em Campinas: veja as faixas etárias com mais casos da doença
Situação preocupante
Pela primeira vez na história, Campinas registra a circulação de três sorotipos da dengue ao mesmo tempo (DEN 1, DEN 2 e DEN 3). Além disso, desde o início de outubro do ano passado, o tempo na cidade tem sido ideal para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Além disso, as projeções da secretaria de Saúde indicam a possibilidade de Campinas alcançar o pico da epidemia no mês de abril.
Protocolo
Devido à situação da pandemia, Campinas mudou o protocolo, passando a indicar a qualquer paciente com febre que procure imediatamente um centro de saúde. Passou também a fazer um apelo para que a população não banalize os sintomas e não se automedique, já que isso pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já para quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos a orientação é para buscar imediatamente um pronto-socorro ou em UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?
Azeitona do tira gosto é a mesma do azeite?