A Prefeitura de Campinas faz hoje (9) mais um mutirão de combate à dengue. A ação começa às 8h e segue até o meio-dia. O mutirão deste sábado deve reunir pelo menos 100 agentes da Saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros.
Leia também: Estado de SP decreta estado de emergência para dengue após 31 mortes no ano
Vale lembrar que eles usam uniforme formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. Em caso de dúvidas sobre a identificação, a população pode pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil. O próximo mutirão vai ocorrer no dia 23 de março.
Quais são os bairros do mutirão contra dengue de hoje?
- Núcleo Residencial Gênesis
- Núcleo Residencial Getúlio Vargas
- Núcleo Residencial Parque Dom Bosco
- Parque São Quirino
- Jardim Santana
- Vila Nogueira
- Cafézinho
- Jardim Nilópolis
- Capadócia
Os locais foram selecionados por causa do número de casos confirmados ou suspeitos de dengue nos últimos 14 dias, e o objetivo é mobilizar a população para cuidados.
Campinas já ultrapassou 15 mil casos da doença e, após uma reunião com prefeituras da região, foi criado um comitê de combate à doença (veja mais aqui).
Em qual ponto começa o mutirão contra a dengue hoje?
O ponto de encontro das equipes será o Centro de Educação Infantil (CEI) Recanto da Alegria. Ele fica na Rua Joaquim Gomes Ferreira, 12, no Jardim Nilópolis.
Diante da epidemia, a pasta da Saúde fez um apelo para que a população colabore nos trabalhos. A média de pendência verificada nas ações deste ano, segundo a pasta, está em 51,7%, portanto, metade dos imóveis fica inacessível por estar fechado, desocupado ou impedimento do morador.
Além dos agentes o mutirão vai usar drones para localizar grandes criadouros do Aedes aegypti como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono.
Com isso, chaveiros podem ser acionados e esta medida está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.
Leia também: Dengue deve ter pico em abril e infectar até 100 mil pessoas
Preocupação
Campinas registra pela primeira vez na história a cocirculação de três sorotipos da dengue: DEN 1, DEN 2 e DEN 3. Além disso, desde o início de outubro a cidade tem apresentado condições climáticas consideradas ideais para o desenvolvimento e proliferação do Aedes.
A Saúde também observou aumento de casos confirmados de dengue nas últimas semanas, três mortes pela doença, e projeções indicam a possibilidade de Campinas alcançar o pico da epidemia no mês de abril.
O que faço se tiver sintoma de dengue?
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico sobre a causa do sintoma. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?
Azeitona do tira gosto é a mesma do azeite?