Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Conversas ao Pé do Fogão - Culinária como Intervenção Educacional

    A construção de linguagens próprias para abordar a cultura africana e indígena na educação

    | ACidade ON


    Conversa ao Pé do Fogão é uma intervenção artístico-pedagógica, cujo intuito é levar professores, funcionários, alunos e demais adultos às cozinhas dos espaços escolares, para que possam compartilhar a produção culinária de alimentos aprendida no contato com a ancestralidade por meio da tradição oral. O contato com essas raízes africanas, indígenas e europeias, visa suscitar a discussão sobre a importância cultural dessas matrizes na construção da identidade brasileira. A intervenção foi o ponto de partida para uma pesquisa de mestrado e hoje se desdobra no núcleo "Arte e Sagrado" do lab_arte - Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura da Faculdade de Educação da USP. 

    Neste episódio de Educação em Liberdade vamos conversar com Luciano Alves para nos contar sobre as Conversas ao Pé do Fogão e refletir sobre a construção de linguagens epistemológicas (formas de conhecimento) próprias para abordar a cultura africana e indígena.  

    Mestre em educação e especialista em teologia das religiões afro-brasileiras, queremos também explorar o tema da intolerância religiosa nas escolas e como a lei 10.639 atua nesse sentido.

    Não perca, no Curadoria Hilst no Youtube. Não se esqueça de se inscrever no canal!

    Luciano Ferreira Alves é Mestre em Educação (FE-USP), especialista em Teologia das religiões afro-brasileiras (FTU) e bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral (ECA-USP). Coordenador dos núcleos "Arte e sagrado" e "Videogame" do Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura - Faculdade de Educação da USP. Afro-religioso, discípulo da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, praticante de Kung Fu e jogador eventual de videogames.  

    Veja os links dos laboratórios coordenados por Luciano:

    https://www.labarte.fe.usp.br/artesagrado   
    https://www.labarte.fe.usp.br/videogame

    O papo promete. Participe, compartilhe! 

    Veja aqui os demais programas do Educação em Liberdade no Curadoria Hilst    



    Mais do ACidade ON