Publicidade

onrun

Qual é o melhor treino para corredores: musculação ou funcional?

Musculação ou funcional? Confira qual desses exercícios condicionantes é melhor para quem pratica corrida de rua

| ON Run -

Qual é o melhor treino para corredores: musculação ou funcional? (foto: Divulgação / Pixabay)
Dos trabalhos condicionantes para corredores temos o conhecido como tradicional ou musculação e o trabalho funcional, que faz sucesso entre o grande público, mas já era parte de algumas modalidades esportivas, como por exemplo, o atletismo.   

Muitos alunos me abordam perguntando qual dessas duas formas é melhor para o corredor e eu sempre respondo que o músculo não sabe qual modalidade esportiva nós praticamos, ele entende que você fez um trabalho de força e precisa se fortalecer. Isso acontece desde a pré-história, quando nossos antepassados precisavam fugir para não ser a caça ou correr para pegar seu alimento.  

Logo, os dois tipos de atividade vão ajudar o corredor a melhorar seu nível de força e se afastar de possíveis lesões.  

Pensando na mecânica de movimento da corrida, oriento meus alunos a fazerem o trabalho funcional, porque os movimentos são mais dinâmicos e os exercícios realizados, em sua grande maioria, ficam muito próximos da postura de corrida em pé, diferente da musculação, onde o atleta fica na posição sentada ou mesmo preso a um aparelho.  

Vale destacar que alguns movimentos no funcional tem uma pegada mais explosiva ou são realizados de forma rápida em um tempo menor, por exemplo, empurrar ou lançar uma bola o mais longe possível ou o mais rápido possível dentro de um determinado tempo.  

É interessante trabalhar a potência antes de trabalhar a capacidade, ou seja, aprender a fazer o movimento e só depois realizar com mais intensidade, respeitando o tempo de adaptação, que é biológico e extremamente importante para treinos cada vez mais interessantes e com uma função específica, para melhorar o que você precisa.  

Um forte abraço e bons treinos!


Mais notícias


Publicidade