
A ciclovia da rota das frutas que será inaugurada neste sábado (26), tem 75 km de extensão e abrange os municípios de Itatiba, Jundiaí, Louveira e Vinhedo - veja o mapa abaixo.
Segundo o Governo de São Paulo trata-se da primeira ciclorrota do Brasil em rodovia e o grande objetivo é fortalecer ainda mais o turismo da região.
Ao longo do trajeto haverá quatro pontos de acessos, com banheiros, espaços para alimentação e áreas de estacionamento de bicicletas e automóveis.
"Todo o trajeto está devidamente sinalizado, no padrão internacional, monitorado com câmeras de segurança e também com assistência mecânica e de saúde", disse o governador Joao Doria.
Atrativos
Os ciclistas terão a chance de conhecer alguns pontos turísticos da rota das frutas, como Mosteiro de São Bento, em Vinhedo, a estação ferroviária, em Louveira, além de inúmeras propriedades frutíferas e comércios regionais.
A expectativa é de que a ciclorrota crie oportunidades de novos empregos e novos negócios para toda a região a partir da sua inauguração.
O Distrito Turístico de Serra Azul, que compõe parte da rota das frutas, ainda conta com dois parques temáticos, Wet'n Wild e Hopi Hari, o maior outlet da América Latina e um shopping suspenso na rodovia dos Bandeirantes.
O Governo informou que são esperados nesta região investimentos privados de R$ 1,8 bilhão e 7.440 novas vagas de emprego até 2026, o que deve aumentar o fluxo de visitações em até sete milhões de pessoas no período.
