Aguarde...

cotidiano

Empresa de São Carlos cria teste de Covid-19 feito com saliva

#SalvaVidasCovid tem custo menor por não necessitar de um profissional para realizar coleta; resultado sai em até 24 horas

| ACidadeON/São Carlos

Teste desenvolvido por empresa de São Carlos permite a análise da Covid-19 por meio do 'cuspe'. Foto: Divulgação/Letícia Tsuruda @tsufotografia_

Uma empresa de biotecnologia de São Carlos (SP) desenvolveu um teste para Covid-19 feito através da saliva. O procedimento é realizado pelo próprio paciente e tem grande eficácia de resultados.  

A forma mais comum e conhecida até agora para realizar o diagnóstico de coronavírus é por meio da retirada de amostras da nasofaringe (SWAB), onde um longo cotonete é introduzido 15 centímetros através da narina de uma pessoa com suspeita da doença.  

Intitulada #SalvaVidasCovid, a nova tecnologia traz a rapidez e conforto para o paciente. Para realizar o teste, basta que o paciente deposite a saliva em um tubo estéril e coloque dentro de um plástico para encaminhá-lo ao laboratório. O resultado sai em até 24 horas.  

O biólogo e diretor científico da empresa, euclides matheucci jr., explicou o funcionamento dos testes. "Existem várias etapas para se fazer o teste diagnóstico de coronavírus. A primeira etapa é a coleta, a segunda é o transporte dessa amostra, a terceira é a extração do RMA do vírus, a quarta é a análise desse material genético do vírus através do PCR em tempo real, e a última etapa é a análise dos dados e elaboração do laudo", explicou Euclides Matheucci Jr, biólogo e diretor científico da DNA Consult.  

Segundo o especialista, a ideia surgiu com base em artigos e revistas científicas internacionais que mostraram a saliva como o material mais adequado para a realização dos testes. "A saliva contém muitas partículas do vírus, inclusive nas superfícies das células das glândulas salivares, existem proteínas onde o vírus se liga, então na verdade, a saliva tem muitas partículas virais, tanto é que a principal forma de transmissão do vírus é através de micro gotículas de saliva", disse.  

A eficácia deste teste é a mesma dos testes tipo SWAB. A tecnologia detecta a presença do vírus uma semana antes do aparecimento dos sintomas e até um mesmo depois da contaminação.  

Para atuar, a empresa possui todas as certificações e habilitações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Sanitária e Instituto Adolfo Lutz.  

Compra de testes
Para pessoa física, o valor é de R$ 250, incluindo o serviço de delivery para entrega do teste na casa da pessoa que solicita. Já o valor da retirada da amostra e entrega para o laboratório, depende da localidade do paciente.

Para empresas, os valores variam de acordo com quantos funcionários serão testados. Informações podem ser obtidas no site da empresa.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON