Aguarde...

cotidiano

Empresa de São Carlos cria teste de Covid-19 feito com saliva

#SalvaVidasCovid tem custo menor por não necessitar de um profissional para realizar coleta; resultado sai em até 24 horas

| ACidadeON/São Carlos

Teste desenvolvido por empresa de São Carlos permite a análise da Covid-19 por meio do 'cuspe'. Foto: Divulgação/Letícia Tsuruda @tsufotografia_

Uma empresa de biotecnologia de São Carlos (SP) desenvolveu um teste para Covid-19 feito através da saliva. O procedimento é realizado pelo próprio paciente e tem grande eficácia de resultados.  

A forma mais comum e conhecida até agora para realizar o diagnóstico de coronavírus é por meio da retirada de amostras da nasofaringe (SWAB), onde um longo cotonete é introduzido 15 centímetros através da narina de uma pessoa com suspeita da doença.  

Intitulada #SalvaVidasCovid, a nova tecnologia traz a rapidez e conforto para o paciente. Para realizar o teste, basta que o paciente deposite a saliva em um tubo estéril e coloque dentro de um plástico para encaminhá-lo ao laboratório. O resultado sai em até 24 horas.  

O biólogo e diretor científico da empresa, euclides matheucci jr., explicou o funcionamento dos testes. "Existem várias etapas para se fazer o teste diagnóstico de coronavírus. A primeira etapa é a coleta, a segunda é o transporte dessa amostra, a terceira é a extração do RMA do vírus, a quarta é a análise desse material genético do vírus através do PCR em tempo real, e a última etapa é a análise dos dados e elaboração do laudo", explicou Euclides Matheucci Jr, biólogo e diretor científico da DNA Consult.  

Segundo o especialista, a ideia surgiu com base em artigos e revistas científicas internacionais que mostraram a saliva como o material mais adequado para a realização dos testes. "A saliva contém muitas partículas do vírus, inclusive nas superfícies das células das glândulas salivares, existem proteínas onde o vírus se liga, então na verdade, a saliva tem muitas partículas virais, tanto é que a principal forma de transmissão do vírus é através de micro gotículas de saliva", disse.  

A eficácia deste teste é a mesma dos testes tipo SWAB. A tecnologia detecta a presença do vírus uma semana antes do aparecimento dos sintomas e até um mesmo depois da contaminação.  

Para atuar, a empresa possui todas as certificações e habilitações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Sanitária e Instituto Adolfo Lutz.  

Compra de testes
Para pessoa física, o valor é de R$ 250, incluindo o serviço de delivery para entrega do teste na casa da pessoa que solicita. Já o valor da retirada da amostra e entrega para o laboratório, depende da localidade do paciente.

Para empresas, os valores variam de acordo com quantos funcionários serão testados. Informações podem ser obtidas no site da empresa.


Mais do ACidade ON