Aqueles que cansaram das altas temperaturas dos últimos dias podem comemorar, já que a onda de calor está chegando ao fim. Os próximos dias serão marcados pela formação de uma frente fria no Sul do país, associada a um ciclone extratropical, de acordo com a Climatempo.
O fenômeno climático vai se formar sobre o mar e se afasta rapidamente da região Sul, enquanto a frente fria avança na direção de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Porém, ao encontrar o calorão do Sudeste, o risco de temporais aumenta nesta quarta-feira (27) no estado paulista.
Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar 40°C ou mais nesta quarta, mas o calorão começa a ir embora na quinta (28). “Na quinta, sexta e no fim de semana, as pancadas de chuva vão ocorrer em praticamente toda a Região Sudeste e as temperaturas voltam ao normal”, informa a Climatempo.
Já no Centro-Oeste do país, o vento trazido pela frente fria do Mato Grosso do Sul também deve causar grande diminuição do calor.
LEIA TAMBÉM
Confira quais são as principais pragas do arroz
Por que a pedra de vesícula de boi é tão rara e cara?
Veja a previsão do tempo para esta semana em cada região, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia):
Região Norte: volumes de chuva acima de 50 milímetros (mm) no noroeste do Amazonas e extremo oeste do Acre, devido ao calor e à alta umidade. Em grande parte do Pará, Amapá e Tocantins haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.
Região Nordeste: tempo seco e sem chuvas, além de baixa umidade relativa do ar, principalmente, em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região.
Região Centro-Oeste: persistência de uma massa de ar quente e seco no início da semana deixa o tempo estável e sem chuvas, e umidade relativa do ar abaixo de 30%. No fim de semana, as áreas de instabilidade favoreceram pancadas de chuva em grande parte da região, especialmente no sul de Mato Grosso e de Goiás.
Região Sudeste: o tempo fica seco e sem chuvas, principalmente em áreas do centro e norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. Ainda no norte de Minas, podem ser registrados níveis de umidade relativa do ar abaixo de 20%. Já em áreas do sul e leste da região, podem ocorrer temporais e trovoadas na maior parte dos dias, com acumulados que podem ultrapassar 50 mm no sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Região Sul: A formação de um ciclone extratropical no início desta semana intensificará áreas de instabilidade que causarão acumulados de chuva superiores a 80 mm, especialmente, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Após o deslocamento do ciclone para o oceano no final da semana, o tempo ficará seco no Rio Grande do Sul e permanência de instabilidade em Santa Catarina e no Paraná.
LEIA MAIS
STF define tese final do julgamento sobre marco temporal nesta quarta