2 de junho de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Ciclone provoca quedas de temperatura no país; veja previsão

Próximos dias serão marcados por uma frente fria que se forma no Sul do país, além de pancadas de chuvas em algumas localidades

Aqueles que cansaram das altas temperaturas dos últimos dias podem comemorar, já que a onda de calor está chegando ao fim. Os próximos dias serão marcados pela formação de uma frente fria no Sul do país, associada a um ciclone extratropical, de acordo com a Climatempo.

O fenômeno climático vai se formar sobre o mar e se afasta rapidamente da região Sul, enquanto a frente fria avança na direção de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Porém, ao encontrar o calorão do Sudeste, o risco de temporais aumenta nesta quarta-feira (27) no estado paulista.

Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar 40°C ou mais nesta quarta, mas o calorão começa a ir embora na quinta (28). “Na quinta, sexta e no fim de semana, as pancadas de chuva vão ocorrer em praticamente toda a Região Sudeste e as temperaturas voltam ao normal”, informa a Climatempo.

Já no Centro-Oeste do país, o vento trazido pela frente fria do Mato Grosso do Sul também deve causar grande diminuição do calor. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Confira quais são as principais pragas do arroz 

- Publicidade -

Por que a pedra de vesícula de boi é tão rara e cara? 

 

Veja a previsão do tempo para esta semana em cada região, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia):

Região Norte: volumes de chuva acima de 50 milímetros (mm) no noroeste do Amazonas e extremo oeste do Acre, devido ao calor e à alta umidade. Em grande parte do Pará, Amapá e Tocantins haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

Região Nordeste:
tempo seco e sem chuvas, além de baixa umidade relativa do ar, principalmente, em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região.

Região Centro-Oeste: persistência de uma massa de ar quente e seco no início da semana deixa o tempo estável e sem chuvas, e umidade relativa do ar abaixo de 30%. No fim de semana, as áreas de instabilidade favoreceram pancadas de chuva em grande parte da região, especialmente no sul de Mato Grosso e de Goiás.

Região Sudeste:
o tempo fica seco e sem chuvas, principalmente em áreas do centro e norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. Ainda no norte de Minas, podem ser registrados níveis de umidade relativa do ar abaixo de 20%. Já em áreas do sul e leste da região, podem ocorrer temporais e trovoadas na maior parte dos dias, com acumulados que podem ultrapassar 50 mm no sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

- Publicidade -

Região Sul: A formação de um ciclone extratropical no início desta semana intensificará áreas de instabilidade que causarão acumulados de chuva superiores a 80 mm, especialmente, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Após o deslocamento do ciclone para o oceano no final da semana, o tempo ficará seco no Rio Grande do Sul e permanência de instabilidade em Santa Catarina e no Paraná.

 

 

LEIA MAIS 

STF define tese final do julgamento sobre marco temporal nesta quarta

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress