31 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Conheça software que avalia sustentabilidade da cana-de-açúcar

Ferramenta da Embrapa pode ajudar produtores a diminuir os impactos negativos no meio ambiente e do ponto de vista socioeconômico

A sustentabilidade é um tema que tem sido cada vez mais discutido no agronegócio. Para ajudar no trabalho dos produtores de cana-de-açúcar, a Embrapa Meio Ambiente desenvolveu um software que avalia a sustentabilidade dos sistemas de produção da planta do Centro-Sul do Brasil.

Criada a partir de um projeto de pesquisa, em andamento desde 2012, a ferramenta consiste em um sistema de suporte à decisão, que avalia e aponta os pontos que precisam de melhorias para que o sistema produtivo da cultura tenha eficiência tecnológica, com redução de custo e aumento da sustentabilidade.

Com indicadores organizados nas dimensões social, ambiental e econômica, o software é capaz de suprir a necessidade de adequação das atividades agrícolas ou agroindustriais para que todo o sistema de produção tenha melhor desempenho. Dessa forma, os produtores de cana-de-açúcar conseguem diminuir os impactos negativos no meio ambiente e do ponto de vista socioeconômico. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Safra de grãos 2023/24 deve ser de 317,5 milhões de toneladas no Brasil  

Saiba qual a região que mais produz milho no Brasil

- Publicidade -

 



Para a equipe e parceiros, envolvidos no desenvolvimento do software, a sustentabilidade é determinada por um conjunto de fatores (econômicos, sociais, ambientais, entre outros) que devem ser contemplados na formulação e avaliação dos sistemas de produção de cana-de-açúcar em questão.

A ferramenta já está disponível gratuitamente e pode ser empregada diretamente por produtores e fornecedores de cana-de-açúcar, nas fazendas, assim como nas usinas de açúcar e etanol de organização tradicional ou greenfields. Clique aqui para acessá-la.

De acordo com os formuladores, o software que avalia sustentabilidade da cana-de-açúcar pode ser usado em:

- Publicidade -

– Empreendimentos de produção rural;
– Empreendimentos ou produtores rurais de base empresarial;
– Empresas de assistência técnica oficial e privada;
– Instituições de pesquisa, universidades e outras instituições de ensino;
– Instituições e empresas de planejamento, transferência de tecnologia, extensão e assistência técnica.

 

 

LEIA MAIS 

Como se proteger do golpe do brinde?

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress