19 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro No pé do café

No Pé do Café: conheça as diferentes cafeiculturas baianas

Gustavo Rennó foi até a Bahia, uma das regiões campeãs em qualidade do café

Um lugar que não tem geada, poucos problemas com a mão de obra e um café de ótima qualidade. Essa é a Bahia, que tem, pelo menos, três grandes regiões produtoras: o Oeste Baiano, o Planalto de Vitória da Conquista e a Chapada da Diamantina. O engenheiro agrícola Gustavo Rennó foi até Piatã, o epicentro da produção de café de qualidade do estado e conversou com Gilmar Martins, engenheiro agrônomo, sobre as diferentes cafeiculturas dessas regiões da Bahia. 

Confira a entrevista completa: 

 

LEIA TAMBÉM 

No Pé do Café: A arte de secar o café 

No Pé do Café: Cereais dá mais dinheiro que café?
 

CAFEICULTURA FAMILIAR 

Na região da Chapada da Diamantina, a cafeicultura tem o perfil familiar, diferentemente de algumas regiões em que a produção costuma ter um perfil empresarial. Ela é voltada à qualidade do café, sendo seletiva e não mecanizada.  

- Publicidade -

CAFEICULTURA EMPRESARIAL 

A região Oeste da Bahia é voltada para a cafeicultura empresarial, focada na longevidade da planta, com os tratos culturais devidos. A produtividade chega a 60 sacas aproximadamente.  

CAFEICULTURA TRADICIONAL 

Planalto de Vitória da Conquista é uma região que tem uma cafeicultura tradicional, trabalhando de pequenas a grandes áreas e tem um café de excelente qualidade, segundo o engenheiro agrônomo Gilmar Martins. 

- Publicidade -

 

 

LEIA MAIS 

Reforma Tributária: remédios vão ficar mais caros?

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress