Mesmo que muitos achem que a umidade do solo durante a estiagem depende somente das condições climáticas, é possível tomar medidas que vão ajudar nesse processo, para que o agricultor não fique refém somente do clima. O engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, apresentador do programa “No pé do café” (EPTV), dá dicas de investimentos a serem feitos em sua plantação para a próxima seca. Confira no vídeo:
Gustavo destaca que as plantas são, em grande parte, compostas por água, se considerarmos somente o carbono e a água, o percentual chega a 93% da composição da planta, isso mostra como o líquido é fundamental para a plantação. Confira as dicas do engenheiro:
Chuva: a opção natural é de pouco controle. O produtor, para obter sucesso, precisa que as condições climáticas sejam favoráveis à sua plantação. Chuvas em excesso e grandes períodos de estiagem podem comprometer a produtividade da plantação.
Sistema de Irrigação: essa é a forma mais indicada, mais segura e com o melhor custo benefício para o agricultor. O valor dela é alto, mas os benefícios que traz valem o investimento. O sistema armazena e canaliza a água até a plantação, mantendo a plantação sempre com a quantidade de água necessária.
LEIA TAMBÉM:
No Pé do Café: aprenda a preparar bem o solo para o plantio
Como reter água no solo?
Aumente a cobertura do solo: usar uma cobertura natural no solo ajuda a reter mais água. Essa cobertura pode ser feita com palhada ou com a planta braquiária, que vai fazer essa retenção e ainda vai trazer nutrientes para a parte superior do solo.
Uso de produtos químicos: é possível usar produtos químicos, como o gesso, para fazer com que a raiz da planta seja mais profunda e, assim, alcance e retenha mais água. Além disso, o gesso reduz as quantidades de alumínio no solo.
Esse cuidado com o solo pode fazer a diferença e aumentar a produtividade da sua plantação. Seguindo essas dicas, você terá um solo de qualidade para que a sua colheita seja maravilhosa.
LEIA MAIS
Telescópio da NASA flagra Buraco Negro “mordiscando” estrela