A época de colheita chegou, e, durante esse processo, algumas regiões produtoras começam a perceber queda de folhas sem motivos aparentes. Pode ser a ferrugem atacando a plantação, mesmo tendo realizado as pulverizações preventivas.
Neste ano, na Primavera e no Verão, o clima contribuiu para repor o déficit hídrico, porém as pulverizações preventivas, que devem ser feitas em até 45 dias, em algumas regiões foram feitas em intervalos de 60 dias, também por causa das chuvas.
Confira o vídeo completo sobre a Ferrugem nas plantações. em que o apresentador e engenheiro agrícola Gustavo Rennó explica quais os motivos e como combater esse problema em época de colheita:
LEIA TAMBÉM
Venda de máquinas agrícolas cai 18,7% em abril
Governo libera R$ 200 milhões para combater gripe aviária
CAUSA DA FERRUGEM
A ferrugem é uma doença silenciosa, causada pela grande quantidade de chuvas. Quando começa a surgir na folha, significa que ela está instalada na planta há 20 dias. A umidade é algo que alimenta o ciclo da ferrugem, assim como o orvalho da manhã, que também é um dos causadores da doença.
O QUE PODE SER FEITO
Se essas condições para o desenvolvimento da ferrugem ainda existem, é necessário fazer uma outra pulverização, caso já tenha passado mais de 45 dias. Se já estiver colhendo café, será necessário escalonar os talhões. Entre a aplicação e a colheita é preciso respeitar o período de carência que cada produto termina, mas a pulverização tem que ser feita, mesmo com lavouras bem folhadas e que já foram colhidas.
LEIA MAIS