Até pouco tempo atrás, o manejo do café sempre teve o termo “fermentação” como algo negativo, mas o avanço da tecnologia e pesquisa veio a provar o contrário. Segundo especialistas na cafeicultura, a fermentação faz o café ficar com um sabor único.
De acordo com o engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, a fermentação é importante para, acima de tudo, melhorar o sabor final do café. “Esse processo realça as características naturais do café, como a acidez, cor e doçura”.
Assista ao vídeo abaixo para conferir detalhes sobre esse processo:
VEJA TAMBÉM
No Pé do Café: Entenda a relação entre o café e a invenção do avião
No Pé do Café: Saiba como funciona o consórcio de soja e café
A FERMENTAÇÃO
Em países como Costa Rica e Colômbia, a fermentação já é muito utilizada e não existe uma receita pronta, tudo depende da habilidade e sensibilidade do cafeicultor em encontrar o ponto certo da fermentação, já que cada região possui características próprias.
Para realizar esse processo, o cafeicultor pode optar por uma carreta, em um terreno com uma lona em cima ou em tanques de fermentação e deve prestar atenção ao teor de açúcar do fruto, o PH e a temperatura.
Segundo Rennó, caso a fermentação seja feita da maneira correta, o produtor poderá lucrar mais com o produto final. “Se a sua fermentação alcançar o sucesso merecido, você deverá ganhar de três a quatro pontos a mais”, explica.
LEIA MAIS
Safra de cana-de-açúcar deve ser de 598 milhões de toneladas
*Com supervisão de Rafael Peixoto