Ainda que o Brasil lidere a produção mundial de café, a cafeicultura tem seus desafios e dificuldades. Com frequência, os produtores rurais enfrentam problemas como pragas, doenças e fungos.
Além disso, alguns percalços são provenientes das próprias características do terreno em que a lavoura foi implantada. O engenheiro agrônomo Gustavo Rennó foi até o Sítio Cantagalo para entender os desafios enfrentados pela família do Marcelo e da Heloisa para continuar na cafeicultura.
Assista ao vídeo para conhecer o Sítio Cantagalo:
VEJA TAMBÉM
No Pé do Café: Descubra como combater o nematoide no cafezal
No Pé do Café: Como aumentar produtividade do cafezal
Uma das principais doenças nos cafezais é a ferrugem. O fungo é responsável por causar uma intensa desfolha nas plantas e apresenta sintomas como manchas cloróticas, que podem ser vistas quando as folhas são colocadas contra a luz, apresentando necrose em partes do tecido foliar. A ferrugem também pode causar queda na produção da lavoura.
Além dos problemas enfrentados dentro do cafezal, às vezes os produtores precisam lidar com desafios também fora do campo. Entre as dificuldades estão entraves econômicos e alto custo de produção.
LEIA MAIS
Prouni 2023: inscrições estão abertas; saiba como participar
*Sob supervisão de Marcos Andrade