9 de maio de 2024
- Publicidade -
Educa mais cast

ACorDar inclui vertente literária para aprimorar reflexões críticas

Por meio de uma seleção de livros sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incentivo à leitura serviu de motor para debates nas escolas municipais

A leitura, quando vista para além de uma interpretação de códigos, é uma ferramenta essencial para entender a realidade e refletir sobre as inúmeras possibilidades que temos para interpretá-la. Ela também se posiciona como condição para que haja questionamentos sobre ações cotidianas e um canal por onde diferentes vozes são ouvidas e valorizadas. Sendo assim, não por acaso, o projeto de Educação Ambiental “ACorDar”, desenvolvido em São Carlos, expandiu suas ações nas escolas municipais com uma perspectiva literária. 

Voltado para a formação profissional, o projeto em seu escopo original teve o objetivo de contribuir para a diminuição dos problemas ambientais, aumento na qualidade de vida e conscientização das condições atuais (fome, pandemia, mudanças climáticas). Com o “ACorDar Literário”, lançado em 18 de novembro, foram desenvolvidas ações de incentivo à leitura, norteadas por uma seleção da Câmara Brasileira do Livro sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos pela Agenda 2030 da ONU. Assim, incluíram-se 206 exemplares referentes aos ODS no repertório literário disponível no Sistema Municipal de Bibliotecas de São Carlos (SIBI-SC).  

Projeto ACorDar conta com vários parceiros.
Projeto ACorDar conta com vários parceiros.

 

“A leitura é uma ferramenta importante para o contínuo das reflexões no dia a dia das escolas. Dessa forma, dentre as propostas do ACorDar e com o braço literário, os 17 ODS foram abordados com indicações de livros, visto que a literatura, como todas as artes, é vetor de mudança, a qual todos têm direito de conhecer e dela usufruir (ONU, 2021)”, cita a bióloga Isabela Pelatti, que atua no apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME). 

De acordo com ela, a literatura continuará sendo usada pelo ACorDar, já que suas ações devem ser registradas em um livro, que possibilitará a qualquer cidade desenvolver o projeto e efetivar as diretivas da Agenda 2030. ” 

Com isso, espera-se formar cidadãos ativos e conscientes quanto à necessidade de construção de uma sociedade pautada pelo conceito de desenvolvimento sustentável, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e das condições de vida no município de São Carlos e demais regiões contempladas pelo projeto”, explica a profissional. 

E trazendo mais uma aliada para a concretização do projeto, o ACorDar Literário tentou levar, sempre que possível, as páginas da literatura para ambientes abertos e cercados pela natureza, de forma a incentivar a valorização e a organização de um espaço de referência dentro das escolas, onde as crianças possam criar diálogos e reflexões, e trocar experiências.  

“Compreendemos a importância dos espaços como vitais ao desenvolvimento infantil, considerando que os alunos conhecem e compreendem o mundo por meio da interação com o outro, com as brincadeiras e com o espaço que as rodeiam”, destaca a bióloga.

- Publicidade -
- Publicidade -
plugins premium WordPress