É tempo de Festa Junina no Brasil e, em Portugal, existe a Festa dos Santos Populares, que também influenciou os nossos eventos por aqui. A Festa dos Santos Populares parece uma mistura das nossas festas juninas com o Carnaval. Afinal, está bem quente essa época para os lados de lá, vale lembrar que na Europa é o início do verão, enquanto aqui começa a chegar o frio do inverno.
Existem três principais festas de Santos Populares em Portugal: a de Santo Antônio, em Lisboa; de São João, em Porto; e São Pedro, na Póvoa de Varzim ou Sintra.
A gastronomia mais típica das festas dos Santos Populares é o caldo verde e a sardinha assada. As churrasqueiras vão para as calçadas e chamam a atenção seja pelo delicioso cheiro de sardinha.
Também é comum encontrar bolinhos de bacalhau, pastéis de nata e queijadinhas, para beber tem bastante sangria, chope (Imperial) e ginja (carinhosamente chamada de ginjinha). Esta última é feita com uma cereja vermelha fermentada em aguardente, açúcar, água e canela, pode ser servida num delicioso e comestível copinho de chocolate.
Outra tradição portuguesa nessas festas é enfeitar com um vasinho de manjericão a casa, ou dar um para alguém querido. Funciona quase como o correio elegante brasileiro, pois os vasos transportam, além da planta, mensagens em verso e declarações de amor que circulam entre os pretendentes.
Em 2009, a Festa dos Santos Populares foi considerada uma das 20 melhores celebrações dos países europeus. E no Brasil, nossas Festas Juninas são o segundo maior evento no calendário brasileiro, o que mostra que os dois países sabem dar uma boa festa.