O dia que o bolo é mais procurado é em 13 de junho, Dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro. Mas o doce é delicioso e vai bem a qualquer época do ano.
“O Bolo de Santo Antônio é uma tradição popular. Ele ficou famoso por conter a medalha de Santo Antônio. Diz a lenda que quem encontra a medalha vai casar”, explica o Dom Guilherme das Mercês, monge da Basílica de Santo Antônio de Ribeirão Preto.
LEIA TAMBÉM
Pastel de banana é uma das delícias da festa da N. Sra. de Guadalupe
3 arraiás vão animar as comunidades da Paróquia São Judas Tadeu de Campinas
CONFIRA RECEITA
Massa
– 4 ovos
– 2 xícaras de chá de açúcar refinado
– 2 xícaras de chá de farinha trigo
– 1 xícara de chá de leite quente
– 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
Bater os ovos (tipo claras em neve), acrescentar açúcar, depois, aos poucos, intercalar a farinha e o leite. Quando a massa estiver homogênea, misture o fermento.
Em uma assadeira untada (manteiga/farinha) ou com papel manteiga, despeje a massa. Coloque no forno pré-aquecido a 180°C. Assar por aproximadamente 40 minutos (tempo pode variar de acordo com o forno).
Recheio e cobertura
– doce de leite da sua preferência
– 1 litro de creme de chantilly bem gelado
– 10 colheres de sopa de leite em pó
– 1 leite condensado
– coco ralado a gosto
Modo de preparo:
Corte o bolo ao meio e utilize um doce de leite de sua preferência para o recheio. Nesse momento, é possível colocar as medalhinhas de Santo Antônio.
Para a cobertura, bata o creme de chantilly, o leite em pó e o leite condensado até a mistura ganhar consistência. Coloque sobre o bolo e, na sequência, finalize com coco ralado.
LEIA MAIS
Após 10 anos, Festa da Paróquia Sta. Edwiges está de volta em Campinas