19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

Petrobras analisa possibilidade de reajuste de combustíveis antes do final do ano

Declaração foi dada pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates, após cerimônia de comemoração dos 70 anos da companhia

Nesta terça-feira (3), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a estatal está analisando se é necessário realizar um reajuste de preços nos combustíveis ainda este ano. Ele também afirmou que o mercado de petróleo vive hoje uma “tempestade perfeita” depois que a Rússia parou algumas refinarias e o diesel russo deixou de ser uma opção.

Segundo Prates, passado o inverno no hemisfério norte talvez seja possível que os preços retornem para níveis menores. “Estamos agora analisando a possibilidade ou não de outro reajuste até o final do ano. O que temos de concreto é que a nossa política de preços está funcionando”, afirmou após cerimônia de comemoração dos 70 anos da companhia.

Ele explicou que desde que mudou a política de preços da empresa, abandonando a PPI (Paridade com a Impostação), ocorreram inúmeras oscilações do Brent e também do diesel. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Motoristas de app podem cobrar para ligar o ar condicionado? 

Conheça botão secreto que economiza combustível do carro 

- Publicidade -

 

“O crack (spread) do diesel disparou, refinarias da Rússia pararam de funcionar , tivemos enxugamento do diesel russo, que estava chegando e fazia um certo colchão de amortecimento (de preço) também. Estamos no mercado com uma espécie de tempestade perfeita que a gente tem que administrar, saber quanto tempo vai durar e quanto tempo temos de colchão para aguentar essa volatilidade”, explicou.

Segundo ele, a Petrobras avalia a necessidade de aumento e qual seria o porcentual e melhor momento. “Tempo e porcentual estão sendo decididos. Se for necessário faremos, e vamos ver quando podemos de novo, após o inverno do hemisfério norte, voltar ao patamar anterior”, disse Prates.

Hoje, a Petrobras aumentou em 5,3% o QAV (Querosene de Aviação. Questionado porque seria necessário elevar o QAV e não os outros combustíveis, como gasolina e diesel, Prates explicou que o QAV é administrado por contratos e tem reajuste mensal. “São contratos específicos”, informou.

- Publicidade -

O último reajuste da gasolina e do diesel pela Petrobras foi realizado em 16 de agosto, sendo uma alta de 25,8% para o diesel e 16,2% para a gasolina.

*Com informações da Agência Estado
 

 

LEIA MAIS 

Posso faltar no trabalho em dia de greve do transporte público?

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress