19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

Placas de carro com estado e município podem voltar

O senador Esperidião Amin, autor da medida em tramitação, defende que o registro dessas informações facilita a fiscalização dos veículos

As placas de carros podem voltar a exibir o estado e o município de registro no Brasil. No Congresso Nacional, está em tramitação o Projeto de Lei 3.214/2023, que defende o retorno dessas informações nos veículos. O texto é de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC) e está sendo analisado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos). Se a medida for aprovada, ela segue para votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

De acordo com o autor da proposta, as informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito. Em 2018, as placas do padrão Mercosul começaram a ser implementadas no Brasil, em que não apresentam esses registros de localidade.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, argumenta Amin. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Embraer: saiba onde será a primeira fábrica de carros voadores no Brasil 

Qual é o IPVA mais caro do Brasil? Confira a lista

 

- Publicidade -

Assim, o objetivo do senador é que, com a aprovação, veículos roubados, furtados, irregulares ou envolvidos em ações criminosas possam ser identificados com mais facilidade.

Além disso, ele defende que há um “senso de identidade regional” e pertencimento promovido pela identificação das placas. Para ele, como algumas leis de trânsito são regionais, a placa com essas informações poderá evitar acidentes decorrentes da não familiaridade com o local.

“Facilita a percepção pelos locais de que o ‘visitante’ passa por hesitações no tráfego em cidade que não é a sua. Por último, tornaria mais fácil o trabalho de levantamento de estatísticas de visitantes em cidades polo de turismo”, justificou.

A atual placa de identificação no padrão Mercosul passou a ser obrigatória para todos os veículos novos no Brasil a partir de 2020. Mesmo que a cidade de origem não esteja registrada, um aplicativo oficial do governo federal, chamado Sinesp Cidadão, fornece essa informação, assim como a situação de regularidade do automóvel.
 

- Publicidade -

 

 

LEIA MAIS 

Entenda por que Eduardo Leite entrou no MP contra Jean Wyllys

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress