20 de maio de 2024
- Publicidade -
ON Run

Brasileiros fazem história no Mundial de Ultramaratona

Equipe masculina terminou em sétimo lugar, o melhor resultado do Brasil na competição. No individual, o catarinense Felipe Costa da Silva foi top 10 na Alemanha

Seleção brasileira na Alemanha
Seleção brasileira na Alemanha

O catarinense Felipe Costa da Silva foi o destaque da equipe brasileira na disputa do 31º Campeonato Mundial IAU de 100 km, em Bernau, cidade próxima a Berlim, Alemanha. Ele terminou em sétimo lugar no individual, com 6h37min27, melhorando em muito o seu resultado no ranking desta temporada, que era de 7h06min24. Ele ainda quebrou o recorde pessoal.

Denilson Vieira da Silva e Cleiser Alves dos Santos, ambos do Rio Grande do Norte, completaram a distância em 6h48min57 e 7h35min18, respectivamente. Com isso, o Brasil totalizou 21h01min42 na classificação por equipes masculinas, terminando também na sétima colocação – o melhor resultado da história na competição. O melhor desempenho anterior havia sido o nono lugar obtido na Espanha, em 2016. O título individual ficou com o japonês Haruki Okayama, que completou os 100km em 6h12min10,

No feminino, Noeme Pereira (9h00min57), Franciela Santini (9h03min48) e Luciana Rocha (9h22min19) somaram o tempo de 27h27min29. Com isso, a equipe nacional terminou em 15º lugar. A campeão individual foi Floriane Hot, da França, com o tempo de 7h04min03.

Na disputa por equipes, o Japão dominou entre os homens, seguido por França e África do Sul. No feminino, as norte-americanas levantaram o título, com as francesas e japonesas em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A competição, organizada pela Associação Internacional de Ultramaratonistas (IAU, na sigla em inglês), teve uma primeira volta de 2,5 km e outras 13 voltas de 7,5 km. A largada foi dada às 6h30 locais, com cerca de 18 graus e muito umidade.

O Brasil contou com 10 atletas cinco no feminino e cinco no masculino de acordo com o Ranking Nacional da Ultramaratona, no período de 1 de janeiro de 2021 a 31 de maio de 2022.

O Brasil no Mundial de 100km

Feminino
Alanna Kecya Gomes (Associação Rio-Norte-Grandense-RN)
Franciela Salete Santin (Federação de Atletismo do Paraná-PR)
Noeme Maria Pereira (Associação Ferroviára-SP)
Helen Cristina Caldeira Deluque (Federação de Atletismo do Distrito Federal-DF)
Luciana Beatriz Freitas da Rocha (Federação de Atletismo do Paraná-PR)

- Publicidade -

Masculino
Felipe Costa da Silva (Associação Desportiva Recreativa-SC)
Marcelo Henrique Rocha (São Paulo FC-SP)
Wilson João de Sousa (ADC São Bernardo-SP)
Denilson Vieira da Silva (Clube de Atletismo do RN-RN)
Cleiser Alves dos Santos (Clube de Atletismo do RN-RN)

- Publicidade -
plugins premium WordPress