19 de maio de 2024
- Publicidade -
Educa mais cast

SIBi-SC é organizador oficial da Olimpíada Brasileira de Robótica 2022

Servidores das bibliotecas municipais uniram forças com professores universitários para organizar a etapa regional da competição, que aconteceu no início de agosto

São Carlos recebeu, nos dias 6 e 7 de agosto, a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2022 (OBR), realizada no espaço ONovoLab, próximo à Estação Ferroviária. Este ano, além de recursos materiais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade apoiou o evento, mobilizando servidores das bibliotecas para unir forças aos professores e estudantes universitários da organização (todos voluntários). É a primeira vez que o Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBi-SC) é um organizador oficial. 

A competição é aberta e gratuita, voltada aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Durante as provas, os grupos precisam montar e programar robôs capazes de realizar uma tarefa padrão, que, na primeira etapa, foi o resgate de vítimas em um circuito que simula um desastre.

Estudantes na competição regional da OBR, que aconteceu em São Carlos. Crédito: Divulgação
Estudantes na competição regional da OBR, que aconteceu em São Carlos. Crédito: Divulgação

 

O bibliotecário Marcos Teruo Ouchi, que também é coordenador da OBR e árbitro, explica que a competição é uma oportunidade para que as crianças pensem e trabalhem coletivamente, além de usar a criatividade para buscar soluções. “São centenas de variáveis que elas precisam lidar, até a luz do sol no momento da prova influencia o desempenho dos robôs. E é surpreendente como as crianças encontram e criam soluções que, às vezes, nem engenheiros formados conseguem”. Em 2021, participaram cerca de 70 equipes, a maioria formada por estudantes do Ensino Médio. 

Com o projeto piloto de robótica na biblioteca municipal “Isabel Cristina Apolinário Hipólito” e o curso de extensão de programação em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), que já formou cerca de 40 estudantes do 8º e 9º ano, espera-se que, em 2023, haja estudantes das escolas municipais e do Ensino Fundamental competindo. “Para o ano que vem, quero que, no mínimo, 30 equipes participem”, almeja Teruo.

Estudantes montam o robô para a prova da OBR, em um circuito que simula uma situação de desastre. Crédito: Divulgação
Estudantes montam o robô para a prova da OBR, em um circuito que simula uma situação de desastre. Crédito: Divulgação

 

O estado de São Paulo deve receber, ao todo, nove etapas regionais da OBR. Os melhores classificados disputarão a etapa estadual no dia 27 de agosto, em São Bernardo do Campo. Lá também será realizada a final nacional, entre 17 e 22 de outubro.

- Publicidade -
plugins premium WordPress