20 de maio de 2024
- Publicidade -
Corrida de Rua

Por que correr de forma errada pode te afastar da corrida?

Entenda o motivo pelo qual a corrida deve ser praticada corretamente com a orientação de um profissional especialista em corrida de rua.

 Entenda o motivo pelo qual a corrida deve ser praticada corretamente com a orientação de um profissional especialista em corrida de rua. (Foto: Freepik).
Entenda o motivo pelo qual a corrida deve ser praticada corretamente com a orientação de um profissional especialista em corrida de rua. (Foto: Freepik).

  

Com a chegada da internet e a aproximação das pessoas com os meios de comunicação, um novo fenômeno vem se tornando cada vez mais frequente. Você deve saber do que estamos falando: Não é difícil encontrar nas redes sociais os famosos “coachs” ou algumas pessoas que mesmo sem ter uma formação, encorajam outras a fazerem alguns desafios que, em sua grande maioria, não fazem muito sentido. 

Mas parece que o que mais atrai as pessoas é justamente o fato de serem desafiadas, fazer algo nunca antes feito por outra pessoa ou até por ela mesma. 

Porém, é claro, nem todo mundo que divulga seu trabalho na internet faz isso de forma irresponsável. Existem bons profissionais que usam as redes sociais para ajudar de verdade muitas pessoas, com desafios reais e tangíveis, que não colocam em risco a saúde do aluno. 

Quando se trata de corrida de rua, devemos prestar muita atenção há uma linha tênue entre os benefícios e malefícios. Alguns desafios podem nos levar, em alguns casos, aos resultados que não queremos. 

De acordo com o especialista em corrida, Ronaldo Dias, não dá para ter tudo, mas dá para fazer muita coisa com qualidade. “O grande complicador e que me deixa com o coração apertado é ver pessoas se arriscando em querer correr uma determinada prova, meia maratona ou até uma maratona, mas não tem tempo para treinar para os 5km. Em alguns casos, mesmo sendo orientados a não correrem a prova neste momento, eles correm e ainda mandam o print do celular para dizer que conseguiram. Em pouco tempo estão com lesões que os impedem, em alguns casos, até de caminhar”, explica ele.
Por onde começar na corrida de rua de forma correta? 

O primeiro passo é procurar um professor especializado em corrida de rua para montar sua planilha de treinos.
Qual o problema? Geralmente no início o aluno tem prescrito na sua planilha 5km para ser realizado intercalando com caminhadas. Ao invés de fazer da forma certa, conforme o professor orientou, o aluno faz os 5km correndo o tempo todo.
Não é uma questão de se você é capaz ou não de correr o tempo todo, é por uma questão de progressão de carga de acordo com objetivo. O corpo precisa de tempo para se adaptar. 

- Publicidade -

O treino não é apenas uma questão física, tem um componente cognitivo muito importante e é preciso aprender a treinar para só depois começar a treinar. 

Em alguns casos, os atletas passam a vida toda, mesmo com orientação de um professor, aprendendo a treinar. 

Qual o tempo de descanso entre uma corrida e outra?  

Não é recomendado correr todos os dias. Para o organismo se recuperar do treino são necessárias, ao menos 24 horas, variando de acordo com a duração e intensidade da corrida.

- Publicidade -
  • Corridas curtas, com intensidade baixa-moderada: 24 horas; 
  • Corridas longas, com intensidade baixa-moderada: de 72 a 96 horas; 
  • Tiros de 400 a 1000m, com intensidade forte: 36 a 48 horas.

Não caia no planejamento caranguejo 

Isso mesmo! Não seguir as orientações ou mesmo querer se desafiar sem o conhecimento mínimo, pode acabar acontecendo de você entrar em forma antes da hora, se lesionar e ficar desmotivado com os treinos. 

Não adianta treinar bem um ou dois dias e depois passar do ponto correndo mais do que lhe foi orientado, ficando três com dores e sem conseguir treinar. 

Acaba se tornando um ciclo e o atleta fica indo e voltando o tempo todo em seu desempenho, tendo uma experiência desagradável e até desconfortável. E é claro que é difícil se manter motivado fazendo algo que nos machuca ou exige um esforço desproporcional, ao qual ainda não estamos preparados. 

Fazer o certo para não precisar tirar o doce da boca da criança 

Isso mesmo que você leu! A corrida é uma coisa estranha e única, não dá muito para explicar, você precisa sentir na pele. Você começa e não quer mais parar de correr, é uma coisa que vicia e só quem corre pode tentar explicar. 

E vicia mesmo, pois você sente muita falta quando não dá a sua corridinha e só de pensar em ficar sem já dá um aperto no peito. 

A corrida consegue agradar a todas as tribos, para não se apaixonar é melhor não começar e não é estranho dizer que a rua será a sua terapia. É uma coisa que mexe com os miolos e você não consegue ficar sem. 

Quando se lesiona, então, parece o fim do mundo e você fica muito triste. 

Por esses e muitos outros motivos, precisamos nos dedicar a fazer uma corrida que nos permita continuar praticando por muito tempo. Na verdade, é para a vida toda. 

A corrida pode até não aumentar seus anos de vida, mas certamente você terá dias agradáveis e mais produtivos. Acredite!

- Publicidade -
plugins premium WordPress