Nesta matéria nós damos continuidade ao quase interminável dicionário do corredor, ou melhor, o linguajar daqueles que pertencem a uma tribo muito descolada, divertida e saudável.
Vale lembrar que criamos um e-book especial, para te deixar por dentro do universo da corrida. Com esse material, você vai entender logo de cara as principais terminologias e gírias que estão nas bocas dos atletas. Confira mais termos a seguir:
PROVA, EVENTO E CORRIDA
Você começou a correr e, de tanto ouvir seus amigos te chamando para participar de uma corrida, veio logo a dúvida: “Corrida não é uma modalidade? Então, porque ficam me convidado para uma corrida, se já estou correndo e fazendo corrida?”. É bem estranho mesmo, mas participar de uma corrida em alguns casos significa ir a um evento.
Por outro lado, se no dia de uma corrida for usada uma pista de atletismo, o nome mais usado é “prova”, ou corridas de fundo nas distâncias de 5.000 e 10.000 metros. Quando a competição acontece na rua, geralmente, os nomes utilizados são 5km e 10km.
Já a palavra “evento” é mais comum no mundo corporativo, por causa de congressos, encontros e confraternizações. Ou seja, no final das contas, as três expressões têm o mesmo significado.
LEIA TAMBÉM
Jovem sofre complicações de saúde após atingir o seu melhor tempo em corrida
Cão invade maratona no Pan e corre com atleta brasileiro
TIRO
Na corrida de rua a palavra “tiro” tem um significado diferente daquele que é mais usado no dia a dia. Se falado em um local onde as pessoas não estão por dentro do contexto, o termo pode até mesmo assustar ou ser mal interpretado, mas, na verdade, ele se refere a uma forma de correr.
Acontece que tiros são corridas rápidas, em alta intensidade, que normalmente são realizadas em pistas de atletismo ou lugares mais planos.
Na corrida de rua, outras terminologias também são utilizadas, como corrida rápida, fartlek e intervalados.
LEIA MAIS
ONU aprova proposta de resolução da Jordânia para guerra no Oriente Médio