30 de maio de 2024
- Publicidade -
ON Run

Maratona de Boston agitou os amantes da corrida; Evans Chebet, conquistou o bicampeonato

Os favoritos na maratona de Boston não conquistaram a primeira posição, surpreendendo os amantes da corrida

 

 

A semana foi movimentada para os apaixonados por corrida. O rei das maratonas, único atleta em atividade que pode se tornar tricampeão olímpico e atual recordista mundial, Eliud Kipchoge, ficou apenas na sexta colocação da Maratona de Boston, que foi disputada na última segunda-feira (17). 

O queniano fez sua estreia na competição, assim como a campeã mundial Gotytom Gebreslase, que ficou na décima colocação. O atual campeão, Evans Chebet, conquistou o bicampeonato entre os homens. 

Hellen Obiri foi a campeã entre as mulheres. Outras favoritas na prova feminina, Edna Kiplagat, Atsede Baysa e Desiree Linden não ficaram nem entre as 10 primeiras colocadas. 

Como o maratonista mais rápido da história, Kipchoge enfrentou o desafiador percurso da Maratona de Boston com a esperança de conquistar sua 11ª vitória em um evento Abbott World Marathon Majors. A última maratona de Kipchoge resultou em um recorde mundial de 2:01:09, na Maratona de Berlim. Em Boston, o tempo dele foi de 2:09:23, enquanto o de Chebet foi de 2:05:54. 

A Maratona de Boston é a mais desejada pelos corredores amadores, principalmente pela exigência de obtenção de índices mínimos para participação e por fazer parte das Majors (circuito com as principais maratonas do mundo). 

- Publicidade -

Vale lembrar a brasileira Carmem de Oliveira, que é até hoje a única brasileira a correr os 42,195 metros em menos de duas horas e 29 minutos. Ela percorreu a maratona de Boston em 2h27min 41s. 

Até hoje, nenhuma brasileira conseguiu baixar essa marca. Apenas duas atletas conseguiram correr abaixo de 2h30min, Márcia Narloch (2h29min59s), em Hamburgo, em 2004, e Adriana Aparecida (2h29min17s), em Tóquio, em 2012, conquistando o recorde brasileiro.  

 

LEIA MAIS:  
Circuito Santander TrackField Run Series volta a Campinas 

- Publicidade -

Jovem que correu descalço em final dos 400m no Mato Grosso ganha kit com roupas de treino

HISTÓRIA DA MARATONA 

Entre as corridas realizadas atualmente, a Maratona é, sem dúvida, a mais praticada e surgiu de uma forma muito curiosa. Segundo a lenda, em 490 a.C., um soldado teria corrido 40 quilômetros com o objetivo de chegar a Atenas para dar a notícia da vitória dos gregos sobre os persas, na Batalha de Maratona. 

Outro fato da história diz que a maratona teve seu percurso aumentado em 2.195 metros, tornando-se 42.195 metros no total, por solicitação da rainha da Inglaterra. Em uma das edições dos jogos na capital Inglesa, ela pediu, em cima da hora, que a largada fosse realizada em frente ao castelo. 

A maratona é considerada uma prova olímpica desde a primeira edição dos jogos, realizado em Atenas no ano de 1896. Com o sucesso nas olimpíadas a atividade ganhou um grande impulso. No entanto, foi somente a partir da década de 1970 que milhares de pessoas começaram a correr nas ruas, praias, parques pelo mundo afora.
Nos jogos olímpicos de Paris 2024, a maratona olímpica dará direito aos meros mortais de participar junto com os melhores atletas do mundo, tornando-se a única prova olímpica com essa participação do público. 

RESULTADOS DA MARATONA DE BOSTON 

Melhor resultado na prova: 

Mulheres: 2:19:59 Buzunesh Deba (ETH) 2014 

Homens: 2:03:02 Geoffrey Mutai (KEN) 2011 

Recorde mundial: 2:42:24 Liane Winter (FRG) 1975, 

2:22:43 Joan Benoit (EUA) 1983 

Nota: as marcas estabelecidas na prova no padrão atual de Boston não são mais elegíveis para retificação de registro, pois o percurso tem uma perda de elevação líquida de 146 metros. 

Curiosidade: A Maratona de Boston é a única grande maratona mundial com um padrão de qualificação. Os corredores precisam de um tempo de entrada de 3:30 (mulheres) ou 3:00 (homens) para se inscrever. Existem diferentes índices para várias faixas etárias de mestres. 

 

Avatar

administrator
Formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, além de ser jornalista e possuir MBA em Gestão de Projetos. Faz parte da equipe do Grupo EP desde 2017, atualmente como Supervisor de Mídias Digitais. Tem experiência no desenvolvimento de estratégias de marketing digital, trabalha em conjunto com uma equipe criativa e busca constantemente a inovação e as últimas tendências do setor.
- Publicidade -
plugins premium WordPress