14 de abril de 2024
- Publicidade -
ON Run

O que é treinamento esportivo? Especialista esclarece dúvidas

Especialista em corrida, Ronaldo Dias, explica como o treinamento esportivo ajuda a aperfeiçoar capacidades físicas, como resistência e força

Especialista em corrida, Ronaldo Dias, explica como o treinamento esportivo ajuda a aperfeiçoar capacidades físicas, como resistência e força. (Foto: Reprodução/ Freepik)

Quando falamos sobre treinamento, logo vem à mente algo muito técnico, ligado a uma formação específica. No esporte, a imagem que surge é a de um atleta correndo em um centro de excelência, em uma pista de atletismo colorida de borracha, a maioria realizando feitos incríveis e com o biotipo clássico de atleta.

No entanto, antes de tudo, temos um ser humano que realiza o movimento, com suas características únicas. Somos seres singulares e, por isso, cada um tem necessidades únicas. Somos seres biológicos e, na biologia, nada é absoluto. Não há uma receita que sirva para todos. Portanto, o treinamento esportivo não se resume a repetir por repetir. Nele existem demandas sociais, afetivas, cognitivas e biológicas envolvidas em todas as fases, do início ao fim, seja com crianças, jovens, adultos ou idosos.

Quando o assunto é treinamento esportivo, o grande segredo é a adaptação, palavra conhecida como o motivo de estarmos hoje aqui. Isso porque somos fruto de uma adaptação com o passar do tempo.

Ao prescrever um treino, o professor deve levar em consideração as características do aluno, lembrando sempre que o mais importante é quem treina e não o treino em si. A planilha ou aplicativo aceita tudo, mas seu aluno é único e não é igual a todo mundo.

LEIA TAMBÉM

Como foi o acidente de Kelvin Kiptum, recordista mundial de maratona?

Vai passar o Carnaval correndo? Confira o calendário de provas

- Publicidade -

Afinal, o que é treinamento esportivo?

O treinamento é um conjunto de normas organizadas que visam o desenvolvimento e aperfeiçoamento do indivíduo, com o objetivo de aumentar seu rendimento físico, psicológico e cognitivo.

O treinamento desportivo busca elevar e otimizar as capacidades físicas por meio de uma preparação física, técnica, tática, psicológica e intelectual. Segundo Barbanti, baseia-se também no relacionamento humano, trabalhando com pessoas de diferentes tipos e personalidades, em um conjunto de situações complexas onde as emoções e relações interpessoais são decisivas.

Além disso, ele visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades físicas, como resistência, força, velocidade, flexibilidade e habilidades básicas. Esses são pré-requisitos essenciais para várias modalidades esportivas que compõem o cenário esportivo nacional, incluindo o atletismo, nossa modalidade esportiva como corredores de rua.

- Publicidade -

LEIA MAIS

O que Bolsonaro disse em discurso na Paulista?

- Publicidade -
plugins premium WordPress