27 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Elas

“Não se nasce mulher: torna-se”; o que significa ser mulher atualmente?

Simone de Beauvoir acrescentou nas discussões sobre gênero; entenda contribuição para o pensamento na atualidade

Ser mulher vai além da determinação biológica (Foto: Freepik)

O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta quinta-feira (8), mas, assim como a data, a ideia de mulher é uma construção social, conforme defendia a filósofa francesa Simone de Beauvoir, “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”.

A frase, que viria a se tornar um clássico ligado ao nome de Beauvoir, manifesta sua ideia de que o feminino é algo estabelecido culturalmente, ou seja, a sociedade é quem pensou o lugar a mulher enquanto inferior, frágil e atribuiu-lhe o espaço doméstico. No entanto, a boa notícia está no fato de que se torna mulher, e, portanto, é possível reescrever os padrões de ação e comportamento que ao longo de tanto tempo foram impostos.

LEIA MAIS

Quem foi Lola Beltrán? Mexicana é homenageada pelo Google

Confira frases para escrever no Dia das Mulheres

Construção social

A afirmação existencialista de Jean-Paul Sartre de que “a existência precede a essência”, serve de base para entendermos que as coisas ganham sentido (essência) não por existirem, e sim porque o significado e valor são atribuídos a elas socialmente. Simone de Beauvoir estabelece essa lógica para a percepção de mulher, o gênero enquanto algo construído e não biológico.

- Publicidade -

A filósofa viveu entre os anos de 1908 e 1986 e, desde esses anos, as mulheres:

  • Não participavam da educação ou política
  • Eram objetificadas para os prazeres do homem
  • Eram delegadas ao exercício doméstico

Na sociedade atual, porém, ainda se observa o exercício dessas práticas, fora e/ou dentro do país.

Novas percepções

Com o levante de movimentos feministas e de libertação, mulheres conseguiram superar algumas limitações impostas ao longo dos anos. Adotando o Brasil como exemplo, temos

  • Direito ao voto
  • Criação de Delegacia da Mulher
  • Lei Maria da Penha
  • Lei do Feminicídio
  • Criminalidade da importunação sexual

Como é possível notar, muitas delas são relacionadas a punições a atitudes opressivas e machistas, mostrando ainda a tentativa de regular os corpos das mulheres.

- Publicidade -

Essas conquistas e outros movimentos sociais em andamento demonstram a negação das mulheres em retroceder para o cenário de submissão e avançar na determinação de seu próprio destino, até porque “Lugar de mulher é onde ela quiser”!

*Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

Lula regulamenta nova cesta básica e Programa Cozinha Solidária

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e a A Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress