Seu próprio nome diz o que ele pretende ser. O Microsoft 365 Copilot, lançado em março deste ano pela empresa e em fase testes, foi desenvolvido para ser um “copiloto” nas rotinas de trabalho.
A Microsoft está empenhada em aproveitar o potencial dos grandes modelos de linguagem (LLMs) e dos dados disponíveis nas aplicações do Microsoft 365. O CEO da empresa, Satya Nadella, enfatizou a intenção de oferecer mais autonomia aos usuários e tornar a tecnologia mais acessível por meio de uma interface universal: a linguagem natural.
A ideia é que o Copilot esteja integrado ao Microsoft 365, apoiando ferramentas como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams. Para isso, um botão do Windows Copilot ficará centralizado na Barra de Tarefas do sistema e posicionado como uma barra lateral na tela após ser executado.
LEIA TAMBÉM
Saiba como participar do HackTown For Startups deste ano
Empresa chinesa anuncia novos óculos de realidade virtual para competir com Apple
Veja algumas tarefas que Copilot AI poderá ajudar o usuário:
1. Resolver a caixa de e-mails
A promessa é que, ao ser integrado ao Outlook, o Copilot faça resumos de longas conversas por e-mail e também crie rascunhos de respostas rápidas. Assim, além de otimizar tempo, será possível organizar a caixa de entrada e priorizar.
2. Agilizar a produção de textos
No Word, o Copilot gera um primeiro rascunho para que o usuário revise e edite. Assim como o ChatGPT, ele pode cometer erros, de acordo com a Microsoft. “Como autor, você sempre estará no controle, podendo pedir ajuda ao Copilot para encurtar, reescrever ou dar feedback”, afirma a empresa em anúncio.
3. Otimizar reuniões
Com a IA, a pessoa pode fazer resumos dos principais pontos de uma conversa incluindo quem disse o quê e em que pontos as pessoas estão alinhadas e em quais discordam e sugerir ações, em tempo real durante uma reunião no Teams.
4. O que ele pode fazer no PowerPoint
O Copilot no PowerPoint poderá ajudar na criação de apresentações dinâmicas através de prompts simples, adicionando conteúdo relevante de um documento.
Integrado com DALL-E, no PowerPoint, usuários poderão usar o gerador de imagens para ilustrar apresentações.
5. Experiência do Copilot no Excel
E com o Copilot no Excel, a promessa é que ele pode analisar tendências e criar visualizações de dados com um visual profissional.
6. Copilot no OneNote
No OneNote, a IA servirá para elaborar planos, criar ideias, criar listas e organizar informações.
7. Business Chat
O Business Chat é uma experiência de chatbot capaz de resumir informações extraídas de transcrições de reuniões, contatos recentes com clientes, entradas no calendário, que o usuário poderá inserir em e-mails para a equipe ou como slides em uma apresentação.
“Você poderá pedir ao Business Chat: ‘diga à minha equipe para atualizar a estratégia do produto’ e esse prompt vai gerar uma atualização de status com base nas suas atividades feitas no dia, sejam reuniões, e-mails ou até conversas”, explicou a empresa.
Acesso liberado somente para convidados
Os novos recursos do Copilot AI ainda estão em fase de testes e liberados apenas para empresas e convidados, sem lista de espera. A empresa afirma que a experiência será ampliada nos próximos meses. Resta aguardar.
LEIA MAIS
Governo revela detalhes do programa que pretende ajudar famílias endividadas