9 de maio de 2024
- Publicidade -
Sustentabilidade Tudo Notícias

Bolsonaro irá depor sobre importunação de baleia jubarte

O caso teria acontecido em São Sebastião, litoral norte paulista, em junho de 2022; depoimento ocorrerá nesta nesta terça (27); veja detalhes

bolsonaro, baleia
A investigação é acerca de importunação intencional (Foto: AFP/Divulgação/IBAMA)

A Superintendência da PF (Polícia Federal) deve ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (27), sobre a suposta importunação a uma baleia jubarte. O caso teria acontecido em São Sebastião, litoral norte paulista, em junho do ano passado. Vídeos do momento circulam pelas redes sociais. Confira abaixo:

LEIA MAIS

PF vai inserir fala de Bolsonaro em investigação

Caixa Econômica Federal: quando abrem as inscrições para concurso público?

Caso

De acordo com a procuradora do MPF (Ministério Público Federal), Marília Soares Ferreira Iftim, Bolsonaro teria se aproximado da baleia quando estava em uma moto náutica, chegando a 15 metros da baleia, que estava na superfície.

A procuradora ainda ressaltou a necessidade de elucidar os fatos que se supõe a identidade de quem dirige o veículo “Considerando que as imagens foram feitas a partir de outra embarcação e é possível identificar que há uma única pessoa na moto náutica, que está pilotando e gravando um vídeo no celular ao mesmo tempo. Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”

- Publicidade -

No mês do ocorrido, Bolsonaro ironizou o inquérito sobre o caso, além de dirigir um comentário gordofóbico a Flávio Dino, então ministro da Justiça, dizendo que “A única baleia que não gosta de mim na Esplanada é aquela que está no ministério”.

Inicialmente agendado para o dia 7 de fevereiro, o depoimento foi remarcado para esta terça-feira (27) às 14h30.

Legislação

A legislação brasileira considera infração administrativa contra o meio ambiente “molestar de forma intencional qualquer espécie de cetáceo”. Uma das portarias do Ibama esclarece ainda “É vedado a embarcações aproximar-se de qualquer espécie de baleia com motor ligado a menos de 100 metros de distância do animal”.

Sendo assim, as circunstâncias de proximidade do animal caracteriza um crime contra o meio ambiente. Se confirmada a identidade e a acusação prosseguir, a pena mínima que Bolsonaro pode ter é de dois anos de reclusão.

- Publicidade -

*Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

O que é anistia?

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e nA Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress