Os roubos de carros SUV cresceram no estado de São Paulo no último ano. De maio de 2022 até o mesmo mês de 2023, as vendas desse tipo de veículo tiveram um aumento de 8% no Brasil. Porém, nesse mesmo período, passaram a atrair mais interesse dos criminosos, resultando em mais roubos e furtos.
Nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas 3.018 ocorrências do tipo envolvendo SUVs no estado de São Paulo, o que representa uma alta de 10% em relação ao ano anterior. Apenas em janeiro e fevereiro deste ano, o número de roubos e furtos de utilitários esportivos já tinha crescido 26,6% em comparação ao mesmo período de 2022 no estado.
LEIA TAMBÉM
Descubra até quando vão os descontos em carros populares
Saiba como calcular o desconto em carros populares
De acordo com o estudo fornecido pela consultoria de segurança B4 Risk ao UOL, entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 3.018 casos de roubos e furtos de veículos de todas as categorias, diante de 2.741 no primeiro quadrimestre do ano passado. Nesse intervalo de tempo, o SUV mais desejado pelos criminosos foi o Ford EcoSport, com um total de 315 casos de furto ou roubo.
Já a segunda posição foi ocupada pelo Jeep Renegade, que teve 281 unidades roubadas ou furtadas no mesmo período, seguido pelo Compass, com 268 casos.
POR QUE O NÚMERO DE ROUBOS E FURTOS AUMENTOU
Esse crescimento nos casos de roubos e furtos de veículos em São Paulo está diretamente relacionado à demanda por peças de reposição usadas em desmanches ilegais e na internet, provocada pela recessão econômica.
De acordo com a consultoria, como os SUVs lideram as vendas de carros novos, é natural que haja uma maior procura por componentes roubados ou furtados para essa categoria de veículo.
Também há o fato de que os automóveis novos ficaram mais caros, além de ter uma escassez de modelos zero-quilômetro por causa da falta de microchips. Como resultado, a frota de carros está envelhecendo e a demanda por peças de reposição para veículos usados, incluindo componentes fornecidos por desmanches ilegais, aumentou.
LEIA MAIS