O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a criticar o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto. A fala aconteceu numa entrevista à CBN, nesta terça-feira (18), véspera do dia de votação do Copom (Comitê de Política Monetária) acerca de corte ou manutenção da taxa básica de juros, a Selic.
Espera-se que a decisão desta quarta-feira (19) seja unânime, mantendo a taxa da Selic em 10,5%. No entanto, o confronto político, que tem permeado a discussão, pode ressoar neste momento. Saiba o que foi dito por Lula:
LEIA MAIS
Como ficou a correção monetária do FGTS no STF?
O que Lula falou sobre Campos Neto?
O presidente Lula falou que Campos Neto trabalha contra o país. Estando na posição de chefe da autoridade monetária, a postura dele é desajustada, já que não possui autonomia, mas se volta a um lado político.
Este “lado político” seria o mesmo que o de Jair Bolsonaro e Tarcísio Freitas, já que o presidente do BC foi indicado pelo ex-presidente e já fez diversos elogios aos políticos de direita. A mais recente foi a presença no almoço oferecido pelo governador de São Paulo, no qual teria sinalizado que aceitaria ser ministro da Fazenda num possível governo dele.
Diante desse rumor, o presidente Lula o comparou com o ex-juiz Sérgio Moro, que foi ministro da Justiça no governo Bolsonaro. “A gente vai repetir um Moro? O presidente do BC está disposto a fazer o mesmo papel que o Moro fez? Um paladino da Justiça, com rabo preso a compromissos políticos?”, disse.
A fala de Lula gerou reações, assim como pode continuar a ressoar em outras áreas. O ministro Moro usou as redes sociais para responder à citação dizendo que ela não passava de uma “nuvem de fumaça” para encobrir a “incompetência” do governo Lula no campo econômico.
LEIA TAMBÉM