23 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que significa um Estado Palestino?

Noruega, Espanha e Irlanda anunciaram o reconhecimento de um Estado Palestino independente

Noruega, Espanha e Irlanda anunciaram o reconhecimento de um Estado Palestino independente. (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Nesta quarta-feira (22), Noruega, Espanha e Irlanda anunciaram o reconhecimento de um Estado Palestino independente. A decisão conjunta foi tomada depois que a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução que abre caminho para a aprovação da Palestina como um Estado-membro da organização. 

A decisão foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores da Noruega, Espen Barth Eide, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e o primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris. A oficialização dos três países está marcada para a próxima terça-feira (28). 

Desde o início dos bombardeios liderados pelo Hamas e a incursão por terra de Israel na Faixa de Gaza, os governos dos três países têm se colocado como opositores de Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro israelence.

Segundo Simon Harris, uma solução de dois Estados seria o único caminho tanto para a paz quanto para a segurança de Israel e dos povos da Palestina. 

LEIA TAMBÉM

O que muda com a nova classificação de gênero do governo?

Quando chega o frio em SP?

- Publicidade -

O que significa um Estado Palestino?

Um Estado Palestino significaria que a Palestina se tornaria um país independete. Entretanto, vários obstáculos precisaram ser superados para que os palestinos conseguissem esse status. Isso porque, desde 2007, seus dois territórios são controlados por grupos rivais. Enquanto a Cisjordânia é governada pelo Fatah e é laica, Gaza é governada pelo Hamas, que tem inspiração religiosa.

Além disso, o território da Cisjordânia conta com diversos assentamentos protegidos pelas IDF (Forças de Defesa de Israel), que controlam a região. Com isso, o estabelecimento de um Estado Palestino implicaria na remoção dos israelences da Cisjordânia. 

- Publicidade -

LEIA AIS

Qual é o salário do concurso para escrevente do TJ SP?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress