15 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Quem foi Roberto Marinho? Conheça fundador da Rede Globo

Morte do jornalista e empresário completa 20 anos neste domingo (6), em que foi vítima de um edema pulmonar

Roberto Pisani Marinho é o fundador da TV Globo, considerada uma das maiores emissoras de televisão do Brasil e do mundo. Neste domingo (6), completam 20 anos de sua morte, que ocorreu no dia 6 de agosto de 2003, em que foi vítima de um edema pulmonar.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904, ele foi o primeiro dos cinco filhos de Irineu Marinho Coelho de Barros e de Francisca Pisani Barros Marinho. Seu pai foi um jornalista renomado, que fundou os jornais A Noite, em 1911, e O Globo, em 1925, mas morreu pouco tempo depois do lançamento deste segundo, em 21 de agosto.

Na época, com 21 anos, apesar de ter sido secretário de seu pai, Roberto Marinho se considerava pouco experiente para assumir a direção do jornal. Após uma consulta familiar, foi proposto que o jornalista Eurycles de Mattos ocupasse o cargo de diretor-redator-chefe, tendo Roberto como seu secretário. A partir disso, ele conseguiu se dedicar a aprender detalhes do funcionamento do jornal.

Em 1931, com a morte de Eurycles de Mattos, Roberto Marinho assumiu o cargo de diretor-redator-chefe do Globo, já com 26 anos. Naquele momento, ele dominava por completo ofício jornalístico, e passou a contar com a colaboração de seus irmãos, Ricardo e Rogério.

O jornal O Globo foi o ponto de partida para criar o conjunto de empresas hoje chamado de Grupo Globo. Em 1944, Roberto Marinho inaugurou a Rádio Globo do Rio de Janeiro, e, com o passar do tempo, foi adquirindo outras emissoras, formando o Sistema Globo de Rádio, do qual faz parte a Rede CBN (Central Brasileira de Notícias). 

 

 

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -

Conheça a trajetória do apresentador Silvio Santos 

Quem é Manoel Carlos?

TV GLOBO

A inauguração da TV Globo por Roberto Marinho veio anos depois, em 26 de abril de 1965, no Canal 4 do Rio de Janeiro. Não demorou muito para se transformar na Rede Globo de Televisão. Até o início da década de 1970, já estavam criadas: a TV Globo São Paulo, a TV Globo Belo Horizonte, e as emissoras de Recife e Brasília.

Com cinco emissoras próprias e 117 afiliadas, a Rede Globo abrange atualmente quase 100% do território nacional, atingindo mais de 5 mil municípios e 99,5 % da população, de acordo com informações da Memória Globo.

- Publicidade -

O conhecido Projac (Projeto Jacarepaguá) foi criado em 1995, com o objetivo de manter a produção e a qualidade da programação. Considerado o maior centro de produções da América Latina, em 2019, com a inauguração do MG4 (Módulo de Gravação 4), o agora chamado Estúdios Globo passou a ocupar uma área de 1,73 milhão de m², com 13 estúdios de gravação, cidades cenográficas, centros de pós-produção, fábrica de cenários e outras instalações.

Em 1991, Roberto Marinho lançou a Globosat, voltada para a produção de conteúdos para canais de TV por assinatura, como GNT e Multishow, Telecine, Globo News e Sportv, entre outros. Atualmente, os canais estão disponíveis no globoplay e em serviços por assinatura.

OUTROS PROJETOS

Desde a década de 1930, Roberto Marinho demonstrava interesse no ramo da publicação de revistas em quadrinhos e de variedades. Com isso, em 1952, adquiriu a Rio Gráfica Editora. Anos depois, com a compra da Editora Globo, passou também a editar livros, além de revistas de expressão nacional.

O jornalista investiu também no ramo da internet. Em 1999, as Organizações Globo lançaram a globo.com, que contempla portais de conteúdo de notícias, esportes e entretenimento.

Mas não parou por aí, o empresário ainda entrou no ramo da indústria fonográfica, através da Som Livre, que produz e distribui produtos musicais. Lançou também a Globo Filmes, voltada para coproduções cinematográficas, e a Globo Internacional, empresa exportadora de produção audiovisual brasileira para mais de 100 países.

RECONHECIMENTO

Ao longo de sua carreira, Roberto Marinho conseguiu se projetar como personalidade nacional, em que conquistou diversas homenagens e prêmios nacionais e internacionais, como as medalhas da Ordem do Rio Branco e da Legião de Honra. Recebeu o título de doutor honoris causa pelas universidades de Brasília, Federal de Uberlândia, Federal do Rio Grande do Norte e Gama Filho.

Em 1993, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número 39. Outra importante conquista foi o Prêmio de Personalidade do Ano em Televisão (Emmy), concedido pela Academia Nacional de Televisão, Artes e Ciências dos Estados Unidos, em 1983.

Durante o casamento com Stella Goulart Marinho, o jornalista teve quatro filhos: Roberto Irineu, Paulo Roberto (falecido em 1970), João Roberto e José Roberto. Casou-se pela segunda vez com Ruth Albuquerque, em maio de 1979, e, em setembro de 1991, casou-se com Lily de Carvalho Marinho, com quem viveu até sua morte. Ao todo, Roberto Marinho deixou 12 netos e sete bisnetos.
 

 

LEIA MAIS 

Como viajar usando só o RG? Veja 5 países para visitar

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress