18 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Saúde amplia vacinação contra dengue

Com doses próximas ao vencimento, vacinação contra dengue será destinada a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos

Vacinação contra dengue tem doses próximas ao vencimento (Foto: divulgação)

O Ministério da Saúde ampliou novamente o público-alvo da vacinação contra a dengue. Agora, crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos podem ser vacinados. Antes, as doses eram destinadas apenas para aqueles de 10 a 14 anos.

A decisão foi necessária para evitar perdas de estoque dos imunizantes que estão próximos ao vencimento.

Em nota técnica, a pasta orienta que estados com municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue realizem, preferencialmente, o remanejamento das doses com vencimento próximo para essas localidades. Já nos estados onde todos os municípios foram contemplados, as doses poderão ser aplicadas na faixa etária de 6 a 16 anos.

No documento, o ministério destaca ainda que, em casos onde os dois procedimentos forem comprovadamente insuficientes para esgotar as doses próximas do vencimento, a critério dos gestores municipais, a vacinação contra a dengue poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, limite etário especificado na bula do imunizante Qdenga.

LEIA MAIS

Como combater a insônia com luz?

Como se contrai bactéria de necrotério?

- Publicidade -

Vacinação contra dengue: segunda dose

Para garantir a segunda dose, aplicada com intervalo de 90 dias, às pessoas que forem vacinadas com vacinas remanejadas dentro das recomendações feitas pela pasta, estados e municípios devem oficializar a estratégia escolhida por meio dos e-mails : dengue.cgici@saude.gov.br; pni@saude.gov.br; cgici@saude.gov.br.

“O Ministério da Saúde reforça que esta é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”.

*Com informações da Agência Brasil

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Quando se deve tomar vacina da dengue?

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress