19 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Como combater a insônia com luz?

“Fantástico” vai mostrar pesquisa pioneira que combate a insônia com uma tecnologia que tem como base o uso da luz

“Fantástico” vai mostrar pesquisa pioneira que combate a insônia com uma tecnologia que tem como base o uso da luz. (Foto: Reprodução/Freepik)

O “Fantástico” (EPTV/TV Globo) desde domingo (23) vai mostrar os resultados de uma pesquisa pioneira que promete resolver casos graves de privação do sono sem o uso de remédios. A tecnologia usa luz para fazer com que o cérebro acredite que ainda é dia, o que ajuda a regular a produção dos hormônios do sono, tratando assim a insônia.

Acontece que a luz está diretamente relacionada à melatonina, que é responsável pela distinção entre o dia e a noite. Ou seja, esse hormônio é um tipo de relógio biológico que avisa o corpo quando está na hora de dormir e acordar.

LEIA TAMBÉM

Quem são os herdeiros de Chrystian?

Personagem importante morre na 2ª temporada de “A Casa do Dragão”

Como combater a insônia com luz?

Exposição a luz natural

- Publicidade -

Se expor a luz do sol pode ajudar a regular o ritmo circadiano, o ciclo natural de sono e a vigília do corpo. Se você tem insônia, experimente fazer caminhadas ao ar livre durante a manhã ou abrir as cortinas para permitir a entrada dos raios solares nos ambientes.

Evitar aparelhos eletrônicos

Quem sofre de insônia deve evitar aparelhos eletrônicos de 30 a 1 hora antes de deitar. Isso porque esse tipo de equipamento transmite a luz azul, que pode suprimir a produção de melatonina.

Desta forma, é indicado que pessoas com insônia evitem assistir televisão ou façam uso do computador e celular na cama. Uma alternativa mais vantajosa para o sono é investir em atividades relaxantes como ler um livro ou praticar técnicas de relaxamento.

- Publicidade -

Evitar ambientes muito iluminados a noite

Diferente da luz do sol, a exposição a luzes artificiais e intensas antes de dormir pode interferir na produção do hormônio do sono. Por isso, o ideal é criar um ambiente propício ao descanso, diminuindo a intensidade das luzes e trocando luzes fortes por suaves.

LEIA MAIS

Por que Meca é sagrada? Cidade sofre com onda de calor

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress