14 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Pets

Por que o Bobi perdeu o título de cachorro mais velho do mundo?

Após sua morte no ano passado, supostamente aos 31 anos, veterinários começaram a questionar sua longevidade

Bobi ao lado do título de "cão mais velho do mundo" (Foto: (Guinness World Records/Divulgação)

O título de cão mais velho do mundo do Guinness World Records foi retirado de Bobi, um cachorro da raça Rafeiro do Alentejo que supostamente viveu 31 anos. A dúvida acerca da idade do cãozinho, que teria nascido no dia 11 de maio de 1992, surgiu após a notícia de sua morte, em outubro do ano passado. A informação chamou a atenção dos veterinários, que questionaram a possibilidade do cachorro ter vivido tanto tempo assim. Após uma investigação, Bobi perdeu o título de cachorro mais velho do mundo.

Por que o Bobi perdeu o título de cachorro mais velho do mundo?

Quando o cachorro recebeu o título, foi alegado que ele tinha 30 anos. E, quando ele faleceu no ano passado, tinha 31 anos e 165 dias. Bobi era um Rafeiro do Alentejo, raça que costuma viver em torno de 12 a 14 anos.

Após a morte do animal, veterinários começaram a questionar a longevidade. Ao portal The Guardian, o profissional Danny Chambers disse que, caso Bobi realmente tivesse 31 anos, seria equivalente a um humano de 200 anos.

“Nenhum dos meus colegas veterinários acredita que Bobi tivesse realmente 31 anos. Isso equivale a um ser humano viver mais de 200 anos. Não é plausível”, afirmou Chambers.

LEIA TAMBÉM

Posso levar meu cachorro ou gato para a praia?

Considerada a mais velha do mundo, tartaruga-gigante completa 191 anos

Investigação

Dessa forma, para verificar a veracidade do título, a Guinness abriu uma investigação em janeiro deste ano.

- Publicidade -

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (22). Mark McKinley, diretor dos recordes do Guinness, informou que a instituição não tem evidências que possam comprovar que o animal tivesse a idade que resultou no recorde.

“A evidência da idade do Bobi eram os dados do microchip que estava nele, provenientes da base de dados do governo português, o SIAC. Quando Bobi foi chipado em 2022, o sistema não exigia prova de idade para cães nascidos antes de 2008”, afirmou.

Assim, sem qualquer evidência conclusiva disponível neste momento, a empresa declarou que não pode manter Bobi como detentor do recorde.

Qual foi a reação do dono de Bobi?

Segundo o Guinness, o dono de Bobi, o português Leonel Costa, foi informado sobre a conclusão da investigação. Além disso, a organização também informou ao dono que irá avaliar qualquer nova prova que possa ser fornecida.

- Publicidade -

Leonel atribuiu a longevidade do seu cão a uma série de fatores, incluindo viver em paz no campo, nunca ter sido acorrentado ou mantido na coleira e comer sempre “comida de gente”.

O cão passou toda a vida na vila de Conqueiros, uma cidade portuguesa a cerca de 150 quilômetros de Lisboa. Antes dele, o título pertencia a um pastor australiano Bluey, que nasceu em 1910 e viveu até os 29 anos e cinco meses de idade. Até o momento, nenhum outro animal foi escolhido para ocupar o título de cão mais velho do mundo.

LEIA MAIS

Quais as doenças mais comuns entre os gatos?

- Publicidade -
plugins premium WordPress