O NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) anunciou o início dos testes de uma vacina contra o câncer de intestino, em um hospital em Birmingham, Inglaterra. A primeira pessoa a receber o imunizante foi Elliot Pfebve, um homem de 55 anos que é pai de quatro filhos.
Como funciona a vacina contra o câncer de intestino?
A vacina contra o câncer de intestino treina o sistema imunológico para reconhecer, destruir e prevenir a propagação de células cancerígenas, assim como imunizantes que ensinam o corpo a se proteger contra vírus e bactérias.
Ela deve ser aplicada em pessoas que já têm câncer e que foram submetidas a cirurgias para remover o tumor original. Assim, espera-se que o imunizante impeça o retorno da doença.
LEIA TAMBÉM
Quais são os sintomas do mal súbito?
Como cuidar da pele depois dos 40 anos?
Ainda em fase experimental, o tratamento utiliza uma tecnologia baseada no mRNA, também conhecido como RNA mensageiro. Personalizadas de acordo com a doença, cada vacina é criada a partir da análise do tumor do paciente a fim de identificar mutações específicas do seu próprio caso.
Até o momento, a vacina está sendo usada apenas em indivíduos com câncer de intestino. Porém, segundo NHS, a expectativa é que novos testes sejam feitos em pacientes com outros tipos de tumor.
LEIA MAIS
Pode dar falta em dia de greve de ônibus? SP terá paralisação