22 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

O que a gripe aviária H5N2 causa em humanos?

Sem ter nenhum tipo de contato prévio com aves, primeira vítima humana da gripe aviária H5N2 morreu em abril, no México

Sem ter nenhum tipo de contato prévio com aves, primeira vítima humana da gripe aviária H5N2 morreu em abril, no México. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (5), a OMS (Organização Mundial de Saúde) confirmou a primeira morte humana no pela gripe aviária H5N2. Diferente da variante que tem atingido os Estados Unidos, o vírus foi detectado no Estado do México. A vítima, um homem de 59 anos, morreu em abril ainda que não tenha entrado em contato com nenhuma ave. A contaminação é investigada pelas autoridades.

“É o primeiro caso humano confirmado em laboratório de infecção pelo vírus influenza A (H5N2) relatado no mundo, e a primeira infecção pelo vírus aviário H5 relatada em uma pessoa no México”, informou a OMS, em comunicado.

O que a gripe aviária H5N2 causa em humanos?

A primeira vítima fatal da gripe aviária H5N2 morreu no dia 24 de abril, após apresentar febre, falta de ar, diarreia e náusea.

LEIA TAMBÉM

Quando vai voltar a taxação da Shein?

Meu plano de saúde vai aumentar?

- Publicidade -

As autoridades de saúde afirmaram que o homem “não tinha histórico de exposição a aves ou outros animais”, mas estava debilitado, ficando três semanas acabado antes de morrer.

Apesar da fonte de exposição ao vírus ainda ser desconhecida, o H5N2 já foi relatado em aves no México.

No Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária confirma 165 focos de gripe aviária, mas em nenhum dos casos foi encontrada a variante identificada no México. Além disso, até o momento não há casos reportados em humanos no país.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Quais lojas participam do Dia Livre de Impostos?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress