22 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

O que é a Síndrome de Patau?

Doença genética causada por um erro na divisão das células pode causar retardo mental, problemas cardíacos e “fenda” na boca dos bebês

Doença genética causada por um erro na divisão das células pode causar retardo mental, problemas cardíacos e “fenda” na boca dos bebês. (Foto: Freepik)

A síndrome de Patau é uma doença genética que afeta os bebês, que, geralmente, nascem após os 35 anos da mãe. Recentemente, o caso do filho do cantor Zé Vaqueiro repercutiu nas redes sociais. Seu bebê, que nasceu com a síndrome, estava internado desde julho de 2023, entretanto, recebeu alta no dia 16 de junho, nove meses após seu nascimento e, nesta terça-feira (25), completou 11 meses de vida.

O que é a Síndrome de Patau?

A Síndrome de Patau é uma doença rara que ocorre devido a um erro na divisão das células, quando surge uma cópia extra do cromossomo 13, causando atrasos graves no desenvolvimento da criança. O diagnóstico pode ser feito durante o exame pré-natal ou pelo pediatra, após o nascimento.

LEIA MAIS

Qual o sintoma da bactéria comedora de carne?

Como se contrai bactéria de necrotério?

Como é um bebê com síndrome de Patau?

Bebês com síndrome de Patau nascem com uma espécie de “fenda” no lábio e no céu da boca. Além disso, a doença causa malformação do sistema nervoso, baixo peso, defeitos cardíacos, retardo mental grave, malformação das mãos ou pés e dedos das mãos ou dos pés extras.

Existe tratamento para a síndrome de Patau?

O tratamento é feito pelo pediatra para aliviar o desconforto e os sintomas do bebê. Os que apresentarem problemas cardíacos podem passar por cirurgia reparadora, e os que necessitam de oxigenação podem passar por intubação ou traqueostomia.

A expectativa de vida dos bebês afetados pela Síndrome de Patau é de 7 a 10 dias. Entretanto, existem casos em que a criança vive até os 2 anos.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Como é feito o transplante de rim?

Compartilhe:
Avatar
Estagiária no Tudo EP e a A Cidade ON, é graduanda em Produção Audiovisual pela ESAMC. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress