A síndrome de Patau é uma doença genética que afeta os bebês, que, geralmente, nascem após os 35 anos da mãe. Recentemente, o caso do filho do cantor Zé Vaqueiro repercutiu nas redes sociais. Seu bebê, que nasceu com a síndrome, estava internado desde julho de 2023, entretanto, recebeu alta no dia 16 de junho, nove meses após seu nascimento e, nesta terça-feira (25), completou 11 meses de vida.
O que é a Síndrome de Patau?
A Síndrome de Patau é uma doença rara que ocorre devido a um erro na divisão das células, quando surge uma cópia extra do cromossomo 13, causando atrasos graves no desenvolvimento da criança. O diagnóstico pode ser feito durante o exame pré-natal ou pelo pediatra, após o nascimento.
LEIA MAIS
Qual o sintoma da bactéria comedora de carne?
Como se contrai bactéria de necrotério?
Como é um bebê com síndrome de Patau?
Bebês com síndrome de Patau nascem com uma espécie de “fenda” no lábio e no céu da boca. Além disso, a doença causa malformação do sistema nervoso, baixo peso, defeitos cardíacos, retardo mental grave, malformação das mãos ou pés e dedos das mãos ou dos pés extras.
Existe tratamento para a síndrome de Patau?
O tratamento é feito pelo pediatra para aliviar o desconforto e os sintomas do bebê. Os que apresentarem problemas cardíacos podem passar por cirurgia reparadora, e os que necessitam de oxigenação podem passar por intubação ou traqueostomia.
A expectativa de vida dos bebês afetados pela Síndrome de Patau é de 7 a 10 dias. Entretanto, existem casos em que a criança vive até os 2 anos.
LEIA TAMBÉM