14 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

O que é Icaridina e para que serve?

Casos de dengue aumentaram no Brasil em 2024 e buscas por repelentes têm crescido; veja como a Icaridina pode ajudar

Brasil apresenta mais casos de dengue e buscas por repelentes tiveram aumento
Brasil apresenta mais casos de dengue e buscas por repelentes tiveram aumento (Foto: Reprodução/ Pexels)

O Brasil já registrou mais de 970 mil casos prováveis de dengue em 2024. A doença tem preocupado famílias de todos os estados e as buscas por repelentes tiveram aumento nos últimos dias. Por isso, veja o que é a Icaridina e como este composto ajuda no combate à dengue.

O que é Icaridina e para que serve?

A Icaridina é um composto conhecido popularmente por repelir insetos causadores da dengue, zika e chikungunya. Essa substância já foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e fabricantes afirmam que as maiores vantagens do composto estão ligadas à baixa toxicidade, proteção prolongada e maior área de proteção.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), para que um produto possa ser efetivo contra o transmissor da dengue, ele precisa ter uma das seguintes substâncias:

  • Icaridina 20-25%;
  • DEET 10-15%;
  • IR3535.

Com essas proporções, a Icarina repele o inseto por, aproximadamente, dez horas; a DEET, por seis a oito horas; e a IR3535, por até quatro horas. Neste sentido, os efeitos da Icaridina são benéficos por serem mais prolongados em comparação aos outros compostos.

Ao O Globo, o infectologista Alexandre Naime Barbosa afirmou que os demais repelentes também são alternativas para se proteger da dengue.

“Não significa que os outros não funcionem, mas funcionam por menos tempo e com menor efetividade”,

disse ao jornal.

Icaridina funciona em crianças?

Segundo o artigo “Repelentes de insetos: recomendações para uso em crianças”, de Germana Pimentel, Antonio Carlos, Ana Paula Castro, Angela Bueno e Cristina Miuki, as “DEET, icaridina e óleo de eucalipto-limão são eficazes na prevenção de picadas de mosquitos em crianças e adultos e apresentam perfil de segurança favorável”.

Neste sentido, os pesquisadores argumentam que é necessário seguir as instruções corretas de uso dos produtos, além de consultar pediatras sempre que for necessário.

LEIA MAIS
Como dimunir os efeitos da ressaca?

- Publicidade -
Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress