O Brasil já registrou mais de 970 mil casos prováveis de dengue em 2024. A doença tem preocupado famílias de todos os estados e as buscas por repelentes tiveram aumento nos últimos dias. Por isso, veja o que é a Icaridina e como este composto ajuda no combate à dengue.
O que é Icaridina e para que serve?
A Icaridina é um composto conhecido popularmente por repelir insetos causadores da dengue, zika e chikungunya. Essa substância já foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e fabricantes afirmam que as maiores vantagens do composto estão ligadas à baixa toxicidade, proteção prolongada e maior área de proteção.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), para que um produto possa ser efetivo contra o transmissor da dengue, ele precisa ter uma das seguintes substâncias:
- Icaridina 20-25%;
- DEET 10-15%;
- IR3535.
Com essas proporções, a Icarina repele o inseto por, aproximadamente, dez horas; a DEET, por seis a oito horas; e a IR3535, por até quatro horas. Neste sentido, os efeitos da Icaridina são benéficos por serem mais prolongados em comparação aos outros compostos.
Ao O Globo, o infectologista Alexandre Naime Barbosa afirmou que os demais repelentes também são alternativas para se proteger da dengue.
“Não significa que os outros não funcionem, mas funcionam por menos tempo e com menor efetividade”,
disse ao jornal.
Icaridina funciona em crianças?
Segundo o artigo “Repelentes de insetos: recomendações para uso em crianças”, de Germana Pimentel, Antonio Carlos, Ana Paula Castro, Angela Bueno e Cristina Miuki, as “DEET, icaridina e óleo de eucalipto-limão são eficazes na prevenção de picadas de mosquitos em crianças e adultos e apresentam perfil de segurança favorável”.
Neste sentido, os pesquisadores argumentam que é necessário seguir as instruções corretas de uso dos produtos, além de consultar pediatras sempre que for necessário.
LEIA MAIS
Como dimunir os efeitos da ressaca?