A cantora Preta Gil anunciou em suas redes sociais que retomará o tratamento oncológico. Ela estava em remissão desde dezembro de 2023, mas, nesta quinta (22), explicou à revista Quem que uma recidiva em dois linfonodos na pelve, torna necessário esse retorno.
O diagnóstico de câncer no intestino aconteceu em janeiro do ano passado. A filha de Gilberto Gil passou por cirurgias e sessões de quimioterapia. Ela ainda não deu detalhes de como será essa nova bateria de tratamento.
O que é recidiva?
A recidiva sinaliza o retorno do câncer e seus sintomas tempo depois da finalização de um tratamento. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, quando isso ocorre, a doença pode reaparecer no mesmo local ou em outros.
No entanto, o diagnóstico não muda. Mesmo diante dos novos focos da doença, Preta mantém o diagnóstico de câncer no intestino.
As recidivas podem se dividir de formas diferentes:
- Recidiva local – câncer retorna aonde aconteceu pela primeira vez
- Recidiva regional – câncer retorna em linfonodos nas regiões próximas da primeira ocorrência
- Recidiva metastática distante – câncer retorna em qualquer parte do corpo, mas distante de onde ocorreu da primeira vez
Essa última possibilidade também pode ser nomeada como “metástase à distância”.
LEIA TAMBÉM
O que comer quando está com gastroenterite?
Faz mal comer pepino todos os dias?
Como é feito o diagnóstico?
Diante do fim de um tratamento oncológico, os pacientes precisam fazer acompanhamento e consultas de retorno. Diante desses encontros é feito o diagnóstico de uma recidiva.
LEIA MAIS