Aguarde...

cotidiano

Tendas e drive-thru estão no esquema para vacinar idosos

A vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (23) e uma força tarefa está sendo montada para atender a população

| ACidadeON/Araraquara

Vacinação acontece em 34 unidades de saúde de Araraquara e no Sesa  (Foto: Rafael de Paula/CBN)
A Campanha de vacinação de prevenção da gripe começou nesta segunda-feira (23) e, em poucas horas, mais de 10 mil doses foram aplicadas, esgotando o estoque. Um novo lote de vacinas deve chegar e as aplicações devem ser retomadas nesta quarta-feira (25). Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde de Araraquara instalou tendas em frente as unidade de saúde e um sistema de drive-thru, no Núcleo de Gestão Ambulatorial (NGA) -3, que fica no Centro.  

De acordo com a secretária da pasta, Eliana Honain, uma escola também vem sendo organizada para realizar atendimentos e durante a espera pela vacina, as pessoas estão sendo orientadas a manterem um metro de distância um do outro. "O procedimento é rápido, sem aglomeração e mantendo a distância preconizada de pelo menos um metro.  Vamos iniciar um drive-thru, provavelmente nesta quarta-feira (25), no NGA3, que tem uma estrutura para entrada e saída de veículos", explica.  

A secretária ressalta ainda que equipes irão realizar a vacinação dos acamados e há uma força tarefa de solidariedade, que envolve estudantes universitários, que estarão vacinando em condomínios e prédios, mapeando onde estão esses idosos, para evitar que saiam de casa. Os acamados devem ligar na secretaria e agendar o dia e horário para a aplicação. "A vacinação é importante, principalmente para os idosos, o ideal é que levar estas pessoas para se vacinar, nestas tendas, e o processo será bem rápido", ressalta a secretária.  

A vacinação em Araraquara ocorre em 34 unidades de saúde, além do Serviços Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. No sábado (28), os postos realizarão um mutirão de vacinação - exclusiva para idosos. A partir de 16 de abril, na segunda etapa, a campanha passa a atender também professores (de escolas públicas ou privadas) e profissionais das forças de segurança e salvamento.  

E em 9 de maio, na última etapa, serão priorizados crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, adultos entre 55 e 59 anos, doentes crônicos, grávidas, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias antes) e pessoas com deficiência. A campanha seguirá até o dia 23 de maio. 

Serviço:
O NGA-3 fica na Avenida José Bonifácio, 614 - Centro, Araraquara

 

Mais do ACidade ON