Aguarde...
Casa em Verso e Prosa

Casa em Verso e Prosa

Na série "Tour pela minha casa" eu apresento a minha cozinha

Nesta cozinha foi valorizada a integração de ambientes e a iluminação natural, com peças rústicas e lousa na parede

| ACidade ON

Rubem Alves dizia que a alma da casa é a cozinha. Talvez seja por isso que antigamente as casas mineiras eram construídas em volta da cozinha. Já imaginou a cena? Você fazendo um bolo, a criançada correndo em volta... é uma cena que a gente quase não vê mais não é? Mas, sem dúvida, é um espaço que está cada vez mais democrático, sendo explorado pelos homens e por todos da família... seja apenas para receber amigos ou se aventurar em receitas diferentes para impressionar. 

Um comportamento que acabou chancelando a tendência de abrir este canto da casa também fisicamente e integrá-lo aos outros ambientes, como sala de jantar e living, favorecendo e fortalecendo a  convivência familiar. E como a cozinha permanece como ponto estratégico na casa, na série "Tour pela minha Casa", eu te apresento hoje a minha. 

Eu também fiz questão de fazer a minha cozinha integrada. Priorizei na construção a instalação de grandes janelões não só para me beneficiar da ventilação cruzada para ajudar a dissipar o cheiro da comida pelo resto da casa, mas também para valorizar a iluminação natural e também a integração com a área externa da casa. Mesmo que esteja cada um no seu momento, fica todo mundo junto num ambiente único... e isso é bem legal...  

A desvantagem das janelas é restringir a colocação de armário suspensos, por isso priorizei a marcenaria sob a bancada apoio que separa a cozinha da sala de jantar e debaixo da pia. Optei por uma cor marcante pra dar mais personalidade no ambiente, assim como na escolha do revestimento usado na parede inteira. A decoração  não podia deixar de ter uma pegada mais rústica, que eu amooooo!!! Coloquei um fogão à lenha de ágata no meio da cozinha, que no momento é apenas decorativo, criei uma parede de lousa e fui pontuando vários elementos, criando cantinhos, como o do café, que eu considero que criaram um ambiente mais aconchegante. Ela ainda está sendo montada... nossa casa, nunca está pronta não é? Tem um monte de coisa que eu quero fazer, quero mudar... mas enquanto isso não acontece... eu te apresento a cozinha de verdade como está agora. Espero que goste!