Aguarde...

cotidiano

Sexta-feira é feriado em sete cidades do Circuito das Águas

Data que celebra o Dia da Consciência Negra prevê apenas o funcionamento de serviços essenciais e traz poucos eventos; em Águas e Holambra o dia é de trabalho

| ACidade ON - Circuito das Águas

Luzes de Natal é atração em Socorro (Foto: Rafael Pompeu/Assessoria de Imprensa)
A sexta-feira (20) será feriado em sete das nove cidades do Circuito das Águas Paulista em comemoração ao Dia da Consciência Negra. As exceções são Águas de Lindoia e Holambra, municípios onde não há lei que regulamenta a data. É bom ficar atento porque em Amparo, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro apenas os serviços essenciais funcionam  

Ao contrário de algumas cidades do Estado, que anteciparam a data para o mês de maio para ampliar a taxa de isolamento social por conta da pandemia da covid-19, os municípios do Circuito das Águas mantiveram a celebração para o dia 20 de novembro. Mas, embora estejam na fase verde do Plano São Paulo, criado para regulamentar a flexibilização no Estado, poucos eventos oficiais acontecem na região turística durante mais este feriado prolongado. 

As principais atrações estão previstas para Monte Alegre do Sul, onde estão previstas a abertura de duas exposições. A primeira é a "Criatividade com Intensidade", que traz obras do artista plástico José Roberto da Silva e começa na sexta-feira (20), na Cidade das Artes. A "Memória Musical" tem início no domingo (22), às 18h, na sede do projeto Pró-Memória, no Centro.  

A cidade também recebe a 5ª edição da Subida de Montanha, prova automobilística com programação prevista para sexta-feira (20) e sábado (21) ao longo do dia. Em Lindoia, o final de semana de feriado tem como destaque o Campeonato Brasileiro de Canoagem (Caiaque Polo), no sábado (21) e no domingo (22), das 8h ás 18h, no Grande Lago.  

Em Serra Negra a piscina pública, do Conjunto Aquático Municipal Sebastião de Andrea Colchetti, estará aberta até às 17h. Já em Socorro, a atração é mais uma vez o "Luzes de Natal". A decoração, inaugurada no último dia 13 de novembro, remete toda a magia das festas de fim de ano por meio de figuras, personagens e peças natalinas montadas com materiais recicláveis, além de ao menos um milhão de luzes espalhadas por 60km da cidade.  

Para evitar a disseminação da covid-19, todos eventos da região do Circuito das Águas Paulista adotam medidas de higienização, distanciamento e limitação do espaço físico e número de pessoas. O uso de máscara é obrigatório.  

Sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi instituído em 2003 através da lei 12.519/11, sendo facultativo à cidade aderir ou não ao feriado. Os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, por exemplo, proclamaram feriado através de decretos estaduais.  

A data é destinada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e foi escolhida propositalmente, no dia 20 de novembro, em comemoração ao dia atribuído à morte de Zumbi doa Palmares, pioneiro na resistência contra a escravidão.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON