Aguarde...

cotidiano

Governo Doria atualiza medidas de combate à pandemia hoje

Anúncio será feito às 12h45, em São Paulo; Algumas cidades do Circuito das Águas adotaram regras bem mais restritivas que as permitidas pelo Plano SP

| ACidadeON Campinas


Novo anúncio sobre o combate à pandemia será feito hoje (Foto: Governo do Estado de SP)

O governo de São Paulo faz nesta quarta-feira (9), a partir das 12h45, no Palácio dos Bandeirantes, uma entrevista coletiva onde passará informações sobre o combate ao coronavírus. Nessa coletiva também ocorrer uma reclassificação do Plano São Paulo já que a fase atual termina na próxima segunda-feira (14).

As medidas em vigor no momento foram prorrogadas pelo governo Doria no dia 26 de maio por duas semanas, como uma medida de cautela devido ao aumento de casos de covid-19. 

Ao manter todas as regiões na atual fase de transição, Doria chegou a anunciar que, a partir do dia 14 de junho, vai ser feito um relaxamento das regras, mas que o Estado vai seguir na fase de transição. A diferença, é que a capacidade dos estabelecimentos sobe de 40% para 60% e todos os setores terão uma hora a mais de funcionamento (fechamento obrigatório passa das 21h para as 22h).


CIRCUITO DAS ÁGUAS 

No entanto,  a decisão pode ser outra hoje por conta do aumento do número de internações, casos confirmados e óbitos, No Circuito das Águas, por exemplo, algumas cidades adotaram medidas mais restritivas que as permitidas pelo Plano São Paulo. Amparo entrou na segunda-feira (7) na segunda semana da fase emergencial e entre sexta-feira (11) e domingo (13) volta a implantar o "lockdown", com as mesmas regras da semana passada. 

Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro também apertaram a flexibilização com decretos bem mais restritivos.  

DADOS 

O Plano São Paulo utiliza como critério de avanço ou não de fases dados como taxa de internação de covid-19 e também a disseminação da doença na população. O Departamento Regional de Saúde (DRS-7), em Campinas, atingiu 10,6 mil mortes de covid-19 e um total de 364 mil casos confirmados da doença. 

De acordo com os números, houve uma variação semanal positiva de 7,7 % no número de infectados no DRS de Campinas. Já a variação de mortes foi negativa no período, de -9,8%. 

Já no estado de São Paulo são 3,3 milhões de casos e 115 mil óbitos de covid desde o começo da pandemia, em março do ano passado. 

PROJEÇÕES 

De acordo com o coordenador do Controle de Doenças da Secretária Estadual de Saúde, Paulo Menezes, as projeções indicam que a partir da segunda quinzena de junho e início de julho haverá melhora progressiva nos indicadores principais. "A avaliação é que devemos continuar caminhando com seriedade e segurança", afirmou. 

REGRAS DA FASE DE TRANSIÇÃO ATÉ 14 DE JUNHO 

- Horário de funcionamento das 6h às 21h;
- Comércio e restaurantes com capacidade de até 40%;
- Toque de recolher das 21h às 5h.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON