Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

TSE divulga formulário para denúncia de propaganda por WhatsApp

Prática é expressamente proibida pela Justiça Eleitoral na campanha de 2020; a rede social também não permite essa estratégia

| ACidade ON - Circuito das Águas

Aplicativo por WhtasApp (Foto: Marcello Casal Agência Brasil)
 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um formulário online para receber denúncias de disparo de mensagens em massa, por meio de WhatsApp, durante a campanha para as eleições municipais. Pela primeira vez, elas foram expressamente proibidas pela Justiça Eleitoral, na norma sobre propaganda eleitoral. A rede social também não permite essa prática.  

A Justiça Federal incentiva que o leitor faça a denúncia se receber mensagens suspeitas provenientes de contatos desconhecidos ou de vários grupos ao mesmo tempo. O WhatsApp também se comprometeu, junto ao TSE, a investigar as denúncias e encaminhar informações às autoridades.  

Os disparos são muitas vezes provenientes de robôs e contas falsas. "Tais comportamentos são muitas vezes provenientes de verdadeiras milícias digitais, organizadas hierarquicamente, com financiamento privado e atuação concertada para a difusão de mentiras e ataques às instituições", disse o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. (Com informações da Agência Brasil)

Serviço
Disparos por WhatsApp
Formulário para denúncia
:https://denuncia-whatsapp.tse.jus.br/dew/rest/denuncia/
*informações Agência Brasil

Mais do ACidade ON