Aguarde...

ACidadeON

cotidiano

Ilha na Indonésia é atingida por terremoto pela terceira vez em menos de 15 dias

Indonésia terremoto

| Estadao Conteudo

A ilha turística de Lombok, na Indonésia, foi abalada nesta quinta-feira, 9, por um terceiro grande terremoto em pouco mais de uma semana. Medido pelo Serviço Geológico dos EUA, o tremor de magnitude 5,9 causou pânico, danos em edifícios, deslizamentos de terra e deixou feridos e desabrigados. Ele ocorreu no noroeste da ilha e não tinha o potencial de causar um tsunami, segundo o Instituto Geológico da Indonésia.

O ministro da Segurança do país, Wiranto, disse em coletiva que o número de mortos subiu para 319. O anúncio foi feito após uma reunião entre agências definir os números do novo balanço. "Estamos agindo o mais rápido possível para lidar com esse desastre", disse Wiranto.

O número de mortos deve subir ainda mais porque equipes de resgate continuam encontrando vítimas nas ruínas de prédios desmoronados. Segundo o governo do país, os novos tremores têm dificultado os resgates.

A Cruz Vermelha afirma que concentra esforços de socorro em cerca de 20 mil pessoas e já enviou 20 caminhões-pipa para cinco áreas remotas, incluindo uma aldeia com cerca de 1.200 residências. "Os afetados precisam de água e lonas", disse o porta-voz da entidade na Indonésia, Arifin Hadi.

Na aldeia de Kopang Daya, no distrito de Tanjung, no norte de Lombok, feridos receberam os primeiros socorros nesta quinta, após equipes médicas chegarem ao local afetado pelo tremor com uma máquina portátil de raios X e suprimentos.

Cinturão de fogo

A Indonésia é propensa a terremotos por causa de sua localização no "Círculo de fogo do Pacífico", uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado no Norte do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, couraças vulcânicas, cinturões de vulcões e movimentos de placas tectônicas(placas litosféricas). Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na costa de Sumatra provocou um tsunami que matou 230 mil pessoas.

Veja também